PENSATA: DEIXANDO UMA OPORTUNIDADE ESCORRER PELAS MÃOS

Em Destaque
Por -
8

Você já tentou alguma vez deter a água com as suas mãos? Mesmo fazendo o máximo para tentar comprimir as palmas das mãos para evitar que a água escape, é muito difícil contê-la. Mesmo assim, havendo um pouco de perícia, de inteligência e de esforço é possível sim, manter, ainda que em pequena quantidade o precioso líquido. Águas e oportunidades podem escapar pelas mãos.

Em Coari, a figura comparativa pode ser muito bem utilizada por quem queira analisar o comportamentento político na condução do governo municipal. O atual prefeito de Coari Arnaldo Mitouso lutou muito, durante muitos anos, por uma oportunidade. A príncipio a rejeição era grande, havia muita desconfiança por parte da população, os eleitores ficavam com um pé atrás, principalmente pelas circunstâncias da morte do Dr. Odair, o fato que era recente à época e ainda pesava na hora da decisão.

Como tempo cura as maiores feridas, o efeito do acontecimento violento foi enfraquecendo e Arnaldo foi chegando cada vez mais próximo da possibilidade de ganhar a tão sonhada oportunidade, pois a sua persistência ganhava mais adptos a medida que o governo que estava no poder perdia adptos. A chance veio, após a segunda derrota, oportunidade, que chegou após uma intervenção do judiciário em Coari que desfez a eleição do pleito de 2008 e efetivou uma eleição suplementar, mesmo sem o assunto ter transitado em julgado no Superior Eleitoral, com a setença de ter havido abuso de poder econômico no pleito desfeito. Finalmente, Arnaldo ganhou a oportunidade de chefiar o executivo municipal. Ocorre, que como a água que escapa entre os dedos, o prefeito de Coari está deixando esta oportunidade escapar.

A expectativa criada em torno de um governo justo, libertário e sem corrupção começa a escorrer como água entre dos dedos, diante da perseguição política generalizada àqueles que resolveram deixar de votar em Arnaldo. A boa expctativa tomba perante as denúncias de cobrança de propina, de licitações direcionadas, de nepotísmo, de dispensa de licitações milionárias, de enriquecimento ilícito que são outros exemplos de uma oportunidade que está sendo desperdiçada.

O alopramento de alguns secretários que brigam nas ruas, atiram em boates, desobedecem publicamente as determinações do chefe do executivo, vãos às rádios e desdizem o que o prefeito diz, as desculpas que remetem para a gestão anterior e o ostracismo do atual governo servem apenas para alentar o ego de quem estar na gestão mas não convencem os cidadãos que olham para todos os lados e vêem obras do governo aterior, programas sociais que foram desativados, iniciativas que foram paralisadas e não vêem nada de novo, iniciado pelo atual governo.

A corrupção de testemunhas, a demissão dos contratados quebrando uma promessa que Arnaldo fez juntando as mãos e jurando pelo mais sagrado que não faria. O não pagamento do décimo terceiro, o calendário de pagamentos do funcionalismo público municipal que não sai e que a cada mês vai tornando-se uma bola de neve.

A expectativa foi grande e talvez a frustração seja o dobro da expectativa. Assim, Arnaldo vai deixando uma oportunidade histórica esvair-se, escapulindo entre os próprios dedos. É bem verdade, que ao sair do poder ele sairá milionário. No entanto, terá valido a pena do ponto de vista histórico e biográfico? Não tenha dúvida que se o objetivo do atual prefeito de Coari era o enrequicimento ele já o alcançou. Mas se o seu objetivo era fazer um governo que fincasse um novo modelo de gestão do município de Coari com transparência, justiça social, distribuição de renda, geração de emprego, desenvolvimento, progresso e liberdade... Se ele tinha este objetivo, a oportunidade está escorregando como a água na palma das mãos.

Postar um comentário

8Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Caro Daniel, gostaria de dizer que só se enganou com esse prefeito,quem fez questão de ser enganado, falta de aviso e visão não foi.Estava tudo muito óbvio esra só analizar a tragetória política do mesmo, e o caráter dos seus coordenadores de campanha.Mas cremos em Deus, e assim como ele libertou o povo na travessia do mar vermelho,libertará coari do domínio desse prefeito. E quanto a riqueza ilicita, esta terá um preço muito grande.Aguarde e verás.pois Deus é um Deus de justiça.

    ResponderExcluir
  2. Mas Daniel eu em 2008 era contratado pela prefeitura de Coari votei no Rorigo na espectativa de continuar trabalhando mmas o que aconeceu a mesma coisa que o o Arnaldo ta fazendo DEMITINDO FUNCIONARIOS,na qual, ganhando um salario minimo. Essa foi um mottiva da minha revolta no governo passado entao o que aconteceu, ocorreeu outra eleiçao em 2009 na qual eu revvoltado com o que tinha acontecido acabei votando no Arnaldo(na me sinto arrependdo). E hoje sinto muito o que esta acontecendo em Coari Peço a Deus que toque no coraçao do prefeito e mude esse quadro que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel hoje pela manha estava ouvindo a entrevisto do exelenticimo prefeito Arnaldo Mitoso, Daniel falou muito, ou melhor acredito que aquele primeiro discurso dele foi lido,tudo muito perfeito, fez varias criticas, na verdade so criticou e xingou, mais uma vez vai ta entrevista e não fala do seus planos so sabe falar do passado parece ate musseu, so viver do passado. Outra burrice foi a entrevista da sec. de Educação, sabe Daniel sempre achei que Eta poderia ser uma boa secretaria, me enganei, queria que ela fissece junto com Arlindo e seua esposa o que eles sempre pregavam, GESTÃO DEMOCRATICA, pois nunco concordei da forma que escolian seus gestores, cada as verbas que a propria secretaria iria executar, que pena todos seus discursos forama pelo ralo do esgoto, colocaram na gestão das escolas alguns que não sabem nem falar, exemplo e a gestora da escola do meu filho da creche Amelia Aires, que mulher grossa, sem sabedoria, tem uma pesima comunicação com os pais,falar muito errado, que educação estão querendo para nossos frilhos não esqueça secretaria criança é o reflexo do adulto. Outro discurso falso é do Eloin, que veio professor, dando apoi a esse grupo que esta fazendo igual o outro grupo, na verdade ainda não aconteceu na de ferente nesse gonverno, a unica diferença é que so mudarão os ratos, o queijo continua o mesmo. Prefeito vampos trabalhar, deixe de viajar ta igual o Adail so viajando, pare de falar mal dos outros, dos processos aleio cuide do seu que afinal é bem pior que os dos outro,afinal esta sendo culpado de dirar uma vida.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Daniel,

    Parabéns pelo excelente texto.
    Comentários de alto nível, como este, deveriam direcionar as discussões diárias em Coari. Tenho certeza de que o destino da cidade seria outro se todos discutissem as questões da cidade de maneira civilizada e com tantos argumentos.
    Diferentemente do Marimar, com todo o respeito, acho que Deus não interfere nesses assuntos. Ele deixa tudo para o homem. Acho que essas coisas têm que ser resolvidas aqui.

    ResponderExcluir
  5. HOMEM DE COARI22/03/2010, 02:06

    Bom dia Sr. Daniel,

    COM TODO RESPEITO...

    Sua pensata deste domingo é interessante por imprimir uma idéia organizada e em alguns momentos fundamentados, isso prova que você quando quer informar algo do interesse coletivo e imparcial você consegue...Desta forma, chama atenção alguns pontos de seu texto. Você coloca à cerca da perda de adeptos da antiga administração, cabe uma pergunta porque?

    Você acredita que houve abuso de poder econômico, afinal foram mais de 4 milhões em brindes ao dia das mães...por favor imagine colocando em situação inversa, onde o Arnaldo é situação e realizar-se tal doação...? Com todo respeito, tal fato ajuda ou não na conquista de votos em ano eleitoral, principalmente em um período de descrédito e consequentemente afastamento destes respectivos adeptos?

    Com todo respeito, não acredito que a água esteja escorrendo entre os dedos, uma vez que a administração passada governou por 8 anos este município e sim realizou algumas obras...é verdade...com todo respeito você acredita que em Coari foram aplicados mais de 1 bilhão nesse período? Desta forma, você realmente acredita que em um município recheado de dívidas junto ao Governo Estadual e Federal, em um período de 5 meses é capaz de produzir algo...faça esta pergunta a você mesmo e seja honesto com você mesmo...dívidas estas deixada pela administração anterior, que por sinal quando veio a tomar posse posteriormente ao governo do Sr. Roberval Rodrigues não havia dívidas, tão pouco seu sistema administrativo extraviado ou apagado...Quanto ao governo justo, libertário e sem corrupção, antes de realizar qualquer denúncia quanto a estas matérias deve-se apurar atos e fatos, para não cometer erros e nem denegrir a imagem deste governo ou de seu administrador. Desta forma, não pode afirmar sobre cobrança de propina, licitações direcionadas, enriquecimento ilícito, pois cabe ao Tribunal de Contas tanto do Estado, quanto da União julgá-los, como exemplo podemos citar o fato do Administrador de 2002 ter sua prestação de conta desaprovada pelo TCE, como matéria divulgada a pouco tempo nos jornais do Amazonas, em que informa cifra milionária de 1,4 milhões...FATO...

    Contudo, concordo que alguns secretários estejam ultrapassando seus limites quanto ao bem comum imposto pela sociedade, até porque seus respectivos deveres é dar exemplo a população, não só empregando de maneira positiva a verba destinada a cada secretaria, como nas ações pessoais empregadas...

    Para finalizar, peço a você que tenhas pensamento positivo e acredite nós iremos mudar para melhor com transparência, justiça social, distribuição de renda, geração de emprego, desenvolvimento, progresso e principalmente liberdade...fique com DEUS...

    ResponderExcluir
  6. CLEMILTON TA ACABANDO COM A NOSSA FLORESTA,E TEMOS QUE PARA-LO22/03/2010, 13:40

    AMIGO DANIEL,QUERO FAZER UM PROTESTO CONTRA O VEREADOR CLEMILTON QUE ESTÁ DESMATANDO TODA NOSSA ÁREA DE MATAS QUE SÉRCAM NOSSA CIDADE. TEM ATÉ PROTESTO DE UM CASAL DE BICHO PREGUIÇA QUE MORÁVAM EM UMA ÁREA DESMATADA ANTERIORMENTE,QUANDO VÍRAM O VEREADOR CLEMILTON DISSÉRAM; TU NOVAMENTE CLEMILTON! AS COITADAS NÃO SÁBEM MAIS PRA ONDE IR. DEI UMA OPINIÃO! QUE FÔSEM MORAR LA NO VALE DA BÊNÇÃO. TEM UMA FILMÁGEM FEITA DE ANIMAIS E PÁSSAROS MORTOS PELA DERRUBADA DAS ÁRVORES. UM ABRAÇO AMIGO DANIEL

    ResponderExcluir
  7. Quem está perdido são os estourados que perderam a boca e não estão mais fazendo farra.

    A inveja mata!

    ResponderExcluir
  8. Ao tal Homem de Coari, fique sabendo que tribunal de contas não tem a função de fiscalizar o enriquecimento ilícito da família matouso, isso é caso de polícia. O TCE, quado de suas inspeções vê papéis contábeis. Agora não venha dizer que não há fraudes em licitações. Vejam, ano passado ´so de outubro a dezembro foram saqueados mais de 4 milhões em combustíveis e outros 5 milhões em aluguel de máquinas. Este ano, mais de 10 milhões em combustíveis, 4 milhões de fardamento, 15 milhões de aluguel de máquinas. Vamos fazer as contas por baixo: o total desse montante são quase 40 milhões e tenho certeza que nem 30% desse valor foi ou será realmente aplicado. Sem falar nas 30 mil sacas de cimento......130m³ de areia ....e dai por diante. É muito roubo!!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário