POLÍTICA: O PODER PASSA, AS PESSOAS NÃO

Em Destaque
Por -
2

O antes e o depois de um importante político do Estado do Amazonas

Uma foto e um texto publicado hoje no Blog do Holanda fala muito sozinha. A foto mostra duas fazes de um político amazonense: César Bonfim. No passado, presidente da Câmara... No presente: a foto diz tudo. Aí parece residir a diferença que há entre poder e pessoas. O poder passa, as pessoas não.

O quero dizer é que nada é mais importante que o ser humano. Nada mesmo. O mundo fala dessa transitoriedade. Tudo passa, o próprio ciclo da natureza é assim: nascemos, crescemos e morremos. Não que isto nos impeça de lutarmos por nossos ideais e conseguirmos alcançá-los. Não se trata disto. O problema é exatamente saber diferenciar o poder, das pessoas. Principalmente o poder público. A palavra público diz tudo: algo que não é de propriedade exclusiva, mas que é do todo.


Em um mundo competitivo, onde cada pretende estabelecer seu ponto de vista como verdadeiro, defendendo suas idéias com a paixão própria do ser, é preciso saber separar as coisas. O poder passa, as pessoas não. Entre atacar pessoas e atacar idéias é melhor atacar idéias, porque isto sempre fez parte da construção cultural e histórica da humanidade. Quando a humanidade passou a racionalizar os diferentes ideais defendido pelos diversos segmentos históricos desde que a civilização é civilização é que avançamos como projeto de humanidade. Quando atacamos as pessoas, nos diminuímos. Defender idéias faz parte da discussão dialética da vida, agredir pessoas faz parte da barbárie humana, do homem como lobo do homem.


LEIA A MATÉRIA COMPLETA 1
LEIA A MATÉRIA COMPLETA 2

Postar um comentário

2Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Dr. Érico Sena17/01/2010, 23:07

    O Ser Humano deve ser analisado por aquilo que ele é e não por aquilo que ele possui. Dignidade e caráter não se tem preço e não são todos que o possuem. Pura hipocrisia é querer desdenhar de um pobre que teve um cargo de suma importância e agora não possui riquezas. Será uma virtude dele não ser rico hoje ou mera burrice? Será se ele não soube investir o dinheiro que ele adquiriu ou foi extremamente honesto e colocado à margem pela tal atitude?
    Falar da vida de alguém apenas pelo fato deste não ter um belo cargo na camada social, creio na minha vã ignorância,não ser um motivo para julgar alguém.

    Como será que estão os valores da nossa sociedade??

    Apenas esse humilde dissertação é para reflexão.

    Parabéns, Sr. Daniel Maciel, pela publicação inteligente. Seria tão bom o povo de Coari comentar esta reflexão tão quanto comentam as fofocadas à respeito do atual e dos ex-prefeitos deste magnífico município, Coari.

    Educação e Consciência já!

    Érico Sena

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Também concordo que assuntos como este e como o do falecimento do jovem merecem muito mais comentários.

    ResponderExcluir
Postar um comentário