COARI: UMA BREVE VISITA À ZONA RURAL

Em Destaque
Por -
2
Ontem, o Blog ficou sem atualização até hoje pela manhã, por ter sido necessário fazer uma visitia à Zona Rural do Município de Coari. O destino era a comunidade Manguerão, no Rio Copeá. Eu e mais duas pessoas, saímos às 16:00h à bordo de um deslizador 40 e chegamos na comunidade às 18:30h. Muita chuva no caminho, e uma leve garoa que nos acompanhou até chegarmos lá.

O Rio Copeá é uma das regiões mais farta de Coari, e há grande número de famílias aglutinadas em várias comunidades que sobrevivem da pesca, da agricultura e do extrativismo. É comum ver núcleos de famílias bem organizados (as comunidades), e algumas usurfruindo de certo conforto como energia elétrica, antenas parabólicas e outros eletro-eletrônicos da vida moderna.


Tive a oportunidade de conversar com alguns comunitários. A reclamação maior está em torno da circulação de dinheiro que caiu. Alguns sentem falta dos programas de distribuição de renda e de inclusão social que foram cancelados. A queda de circulação de divisas atingiu em cheio também o homem rural, uma vez que a economia de uma sociedade é algo dinâmico e quando há bastante dinheiro circulando por conta do consumo das famílias há circulação de divisas. Um comunitário me informou que muitos donos de recreio não conseguem arrecadar dinheiro suficiente com a venda de passagens para pagar o combustível da viagem. Perguntei o motivo, ele disse: "Muitas pessoas perderam o que ganhavam, ou por demissão ou porque o programa social foi paralisado".


Retornei à bordo de um barco. Chegamos de volta à acolhedora cidade de Coari às três da manhã. O objetivo da viagem não foi fazer entrevista sobre os aspectos econômicos e políticos da zona rural, mas através desta breve conversa foi possível sentir um pouco o drama que muitas pessoas estão passando.
Tags:

Postar um comentário

2Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. CONHEÇO O RIO COPEÁ MUITO BEM. REALMENTE É UM LUGAR INCRÍVEL, PESSOAS ACOLHEDORAS, GENTE TRABALHADORA. O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO RIO COPEÁ É FALTA DE UMA POLLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO QUE NUNCA HOUVE. O QUE ACONTECEU FOI QUE O PREFEITO ANTERIOR ESTAVA DANDO O PEIXE EM VEZ DA VARA PARA QUE ELES PESCASSEM. AGORA SE FAZ NECESSÁRIO QUE ELES APRENDAM A PESCAR PARA QUE SOBREVIVAM.
    O POVO DEIXOU DE PLANTAR POR CAUSA DE ALGUNS MÍSEROS TROCADOS, ATÉ A PESCA INDUSTRIAL FICOU ESTAGUINADA.
    FALO COM CONHECIMENTO DE CAUSA. FUI PROFESSOR NAQUELA ÁREA MAIS DE DOIS ANOS.

    ResponderExcluir
  2. AÇÃO COARI18/01/2010, 09:17

    VALEU DANIEL, VC É O CARA, TÁ SEMPRE PREOCULPADO COM O POVO DA ZONA RURAL E DA ZONA URBANA,CONTINUE SEU TRABALHO, VC JUNTAMENTE COM NOSSO LIDER MAIOR ADAIL VAMOS VOLTAR AO PODER LOGO LOGO. FORA MATOUSO, TUA HORA TA CHEGANDO, UM ABRAÇO MEU AMIGO DANIEL.

    ResponderExcluir
Postar um comentário