COARI: PRAÇA GETÚLIO VARGAS, SENSAÇÃO DE ABANDONO

Quem foi ontem a noite à Praça Getúlio Vargas para passear, tomar um sorvete ou apenas conversar, não pôde deixar de perceber o ambiente com a sensação de abandono. A praça estava totalmente no escuro, todas as luminárias estavam apagadas. Mais cedo, havia acontecido um ato de violência e havia uma aglomeração de pessoas em torno da confusão... Mas não é para menos: sem iluminação e sem um guarda municipal por perto o que pode ocorrer mesmo é um abiente propício para a intraquilidade.


A Praça é muito frequentada domingo à noite por pessoas que ao sairem das igrejas, constumam a frenquentar o ambiente.

17 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Amigo Daniel, a praca estava escura sim,mas as cenas de violencia que voce viu foi ocasionado porque as pessoas que estavam passando por ali resolveram fazer justica com as proprias maos com um sujeito que tinha estuprado uma menina com problemas de deficiencia, entao antes de postar alguma coisa a respeito de violencia na praca por culpa da escuridao,procure saber o que está acontecendo, eu sei que voce é um comunicador de responsabilidade,entao se informe menhor.

    ResponderExcluir
  2. Se possível me responda.
    Desde kuando a praça esta abandonada?

    ResponderExcluir
  3. CARO AMIGO DANIEL, HOJE FIQUEI MUITO TRISTE AO VÊ NO BLOG UNIVERSO COARI, VÁRIAS DENÚNCIAS RELACIONADAS AS EMPRESAS , QUE TRAZEM PESSOAS DE FORA DE COARI, E MALTRATA O POVO COARIENSE, VÍ EM UM COMENTÁRIO DE UMA PESSOA, QUE EXISTE UMAS LEIS QUE FORAM IMPOSTA PARA A PETROBRAS, PARA QUE FOSSE LIBERADO O DOCUMENTO PARA A PETROBRAS FAZER OBRAS EM COARI, E GOSTARIEAMOS QUE VC MEU AMIGO, COLOCA=SE UM TEMA A RESPEITO DISSO, E PERGUNTA=SE QUE DOS COARIENSE FOI UM DIA MALTRADO POR ESSAS PESSOAS

    ResponderExcluir
  4. DANIEL OS COARIENSE ESTÃO SENDO DISCRIMINADOS, E ASSÉDIADOS MORALMENTE, TEMOS QUE FAZER RESPEITAR OS PAIS DE FAMILIAS COARIENSES , E NÃO DEIXA=LOS SOZINHOS SERVINDO DE CHACOTAS PELOS FORASTEIRO QUE AQUI ESTÃO

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Sabá

    Acho que você não interpretou bem o texto... Eu não disse que o ato de violência foi por que a praça estava escura. Eu disse que a escuridão favorece a intraquilidade. Eu menti por um acaso? Um espaço público sem iluminação e sem nenhum agente de segurança vai favorecer o que? A intraquilidade. O centro da notícia não era a violência, mas a situação em que se encontrava a Praça. Agora se é mais fácil rebater do que resolver o problema, deixa o problema e vamos continuar dando desculpas.

    ResponderExcluir
  6. ISSO SÃO INRRESPONSABILIDADE DESSE PREFEITO SEM NOÇÃO, NA ÉPOCA DO ADAIL NÃO ERA ASSIM AS PESSOAS SE DEVESTIAM NA MAIOR TRANQUILIDADE.

    ResponderExcluir
  7. Professor ALVES de Coari/AM18/01/2010, 22:27

    Sabe Daniel, vivemos de aparência e também sinto essa sensação, pois o governo do grupo Ex-Prefeito Adail Pinheiro quebrou a antiga Praça e desfigurou-a retirando o monumento da BÍBLIA para colocar um monte de ferro para puxar o saco da Petrobras.

    E essa empresa (Petrobras), segundo alguns depoimentos de pessoas anônimas, vem fazendo vista grossa em relação as empresas de fora que maltratam os trabalhadores de Coari/AM.

    Esse costume da Petrobras, em tese, não é de hoje, pois quanto a Empresa de Construção Laurindo começou a obra do Terminal em Coari/AM no começo da década de 90 do século passado, fez vista grossa para o maior calote em uma obra pública já existente em Coari/AM, que além da Laurindo não pagar os salários e direitos trabalhistas dos trabalhadores deu calote nos fornecedores.

    Aos trabalhadores que se acharem prejudicados procurem o Sindicato da Construção Civil na Rua marechal Deodoro, próximo à Igreja Batista e faça a denúncia.

    E a Petrobras, estamos aguardando um esclarecimento!

    ResponderExcluir
  8. eu sou um sidadão coariene,e há muito tempo venho vendo como os proprios coarienses vem se relacionando,minha opiniaõ encoanto estamos brigando as coisas vaõ acontecendo e nada fazemos para resolver os problemas internos de nosso municipio,o povo e fora mandam mais que nós em tudo,quem antes criticava agora defende mais defende de forma coagida,porque eles que quando naõ estavam no governo conheciam tanto de leis agora onde esta o codigo de leis que eles usavam,faziam tantas passeatas a DOLORES MACIEL,ROSA MACIEL,GERALDA,funcionarios sa saúde,donos de barcos que eram alugados para SEMED,cader o povo da folhia,estaõ todos mamando nas tetas da vaca gorda cuidao para naõ ficarem obesos.

    ResponderExcluir
  9. Inclui-se aí o fomento ao manejo florestal, visando a produção sustentável de madeira e produtos florestais não-madeireiros, ordenamento pesqueiro, piscicultura, agricultura, pecuária, criação de pequenos animais, artesanato e turismo. Vale lembrar que estes investimentos sociais, ambientais e econômicos são definidos de forma participativa pela comunidade envolvida no processo. Serão feitos investimentos para o aumento dessas atividades por meio de uma ação integrada de diferentes órgãos do Governo. As ações estão dirigidas para superar os gargalos das cadeias produtivas: assistência técnica para os produtores rurais; treinamento de pessoal e investimento na melhoria da estrutura de apoio ao turismo e crédito para as atividades que apresentam viabilidade econômica e ambiental. Essas ações terão a missão de estimular pequenos negócios sustentáveis, com ênfase para o aproveitamento das potencialidades locais, dentro de limites para cada família.

    Além disso, serão estimuladas parcerias com empresas da região visando dinamizar as diversas cadeias produtivas nestas comunidades. Uma atenção especial será dada à capacitação gerencial na área de pequenos negócios, um dos grandes gargalos para o desenvolvimento sustentável do interior do Amazonas. Com o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus, demos início ao processo de implantação de uma nova metodologia de desenvolvimento sustentável em comunidades rurais do Amazonas. Este trabalho deverá ser aprimorado na medida em que as mais de 50 instituições envolvidas na sua implementação acumulem experiências positivas nos trabalhos integrados de campo. O Programa Zona Franca Verde está numa nova etapa, mais desafiadora e empolgante. Por isso, sugestões, críticas e comentários são muito bem-vindos.

    ResponderExcluir
  10. de JOÃO ALMEIDA SILVA E SILVA

    As atividades voltadas para o aumento da renda e a conservação ambiental estão baseadas em diagnósticos participativos, que identificam as principais características, demandas e oportunidades para a promoção do desenvolvimento sustentável. Os diagnósticos têm como finalidade mapear o estado atual do desenvolvimento sustentável de cada comunidade. Com base nesse mapeamento, é feita a identificação de prioridades para os investimentos governamentais. Esses investimentos dão origem a três Planos de Investimentos para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade: o Social, o Ambiental e o Econômico.

    Os Planos Social e Ambiental são definidos em oficinas de planejamento participativo e sua execução fica a cargo da Associação de Moradores, com a supervisão do Governo do Estado e apoio dos órgãos dos governos municipal, estadual e federal, instituições de pesquisa e ensino, organizações não-governamentais e empresas, destacando-se aí a Petrobras.

    Os parceiros têm um papel-chave na implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus. O Governo do Estado, neste contexto, repassa os recursos e as comunidades investem, como contrapartida, aquilo que estiver ao seu alcance.

    O Plano de Investimento Social para o desenvolvimento sustentável da comunidade deve contemplar investimentos em água e esgoto, habitação, lazer, centro comunitário, saúde, educação, energia, comunicação, transporte, etc.

    O Plano de Investimento Ambiental prevê ações de coleta e disposição de lixo, esgotamento sanitário, prevenção e combate ao desmatamento de nascentes e beiras de igarapés, rios e lagos; incêndios florestais; pesca e caça predatórias. Se a aplicação desses recursos ocorrerem dentro do previsto e na forma da lei, a Associação poderá apresentar novos projetos sociais e ambientais de maior valor. O Plano de Investimento Econômico está voltado para o apoio à geração de renda e às atividades de subsistência.

    ResponderExcluir
  11. DE JOÃOALMEIDA SILVA E SILVA


    A construção do gasoduto Coari-Manaus tem sido descrita como marco de uma nova etapa na história do Amazonas. A partir do licenciamento ambiental, outorgado em 26 de Abril de 2004, a Petrobras iniciou os preparativos técnicos e administrativos para começar a construção deste gasoduto. Temos consciência de que obras de grande porte como essa geram impactos socioambientais expressivos. Com essa visão, o Governo do Estado vem tomando as providências necessárias para assegurar a sustentabilidade socioambiental do empreendimento. Nosso desafio agora é esse. E esse é o foco do Programa Zona Franca Verde para os municípios de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba.

    Aplicando o princípio ecológico da precaução, tomamos todo o cuidado para que o licenciamento ambiental do gasoduto Coari-Manaus contivesse algumas condicionantes fundamentais a serem cumpridas pela Petrobras: evitar a erosão e o entupimento de igarapés; recuperar as áreas degradadas; não permitir, ao longo do duto, a construção de estradas perenes que permitam a invasão de terras e o desmatamento; adotar medidas restritivas à prostituição, com programas educativos e punitivos para trabalhadores da obra, priorizar a contratação de mão-de-obra local; além de programas de geração de renda para famílias de baixa renda; adotar procedimentos eficientes para evitar o aumento de doenças como a malária, entre diversos outros. Esses temas foram identificados pelas equipes técnicas envolvidas no licenciamento ambiental e pelas dezenas de instituições e cerca de três mil cidadãos presentes nas oito audiências públicas realizadas em todos os municípios da área de influência da obra, inclusive Manaus. Essas ações realizadas abrangem e ampliam as prioridades identificadas pelo Estudo de Impactos Ambientais e pelo Relatório de Impactos do Meio Ambiente, elaborados pela Universidade Federal do Amazonas. O acompanhamento dessas condicionantes será feito com muito profissionalismo e rigor pelo Governo do Estado, e poderá ser supervisionada pela sociedade amazonense por meio do site www.sds.am.gov.br.

    Além das medidas de prevenção de impactos ambientais, foi estruturado um Programa de Desenvolvimento Sustentável para as comunidades que estão na área de influência do gasoduto Coari-Manaus, que conta com a participação de mais de 50 instituições, entre órgãos dos governos Municipal Estadual e Federal e instituições de pesquisa e ensino do Amazonas, além de ONGs. Este Programa tem como missão socializar os benefícios do empreendimento, com três objetivos fundamentais: apoiar a construção da cidadania, promover o aumento da renda e fomentar a conservação ambiental.

    O primeiro passo para a construção da cidadania é viabilizar a documentação básica à população. Com base nisso, criam-se as condições de acesso para benefícios previdenciários e para programas sociais estaduais como o Projeto Cidadão e o Bolsa-Escola. Outro componente da cidadania é a formalização e o apoio ao fortalecimento de associações de moradores e produtores comunitários, como um fator de organização social das comunidades rurais. Por fim, essas ações são complementadas por programas básicos de saúde e educação, assegurando dignidade e ampliando o leque de oportunidades

    ResponderExcluir
  12. DE JOÃO ALMEIDA SILVA E SILVA


    O Princípio da Precaução rege a obra do gasoduto Coari-Manaus
    A construção do gasoduto Coari-Manaus tem sido descrita como marco de uma nova etapa na história do Amazonas. A partir do licenciamento ambiental, outorgado em 26 de Abril de 2004, a Petrobras iniciou os preparativos técnicos e administrativos para começar a construção deste gasoduto.

    ResponderExcluir
  13. DANIL OLHE NO UNIVERSO COARI ESSAS PESSOA AINDA TIRAM ONDA DA NOSSA CARA, DIZEM QUE COARI É TERRA DE P..... E DE C....RNO

    ResponderExcluir
  14. MEUS AMIGOS DANIEL MACIEL, PROSESSOR ALVES, JOÃO ALMEIDA, COARIENSE FELIZ, JUSTICEIRO, POR FAVOR FAÇAM ALGUMA COISA, POR NÓS COARIENSES, ESTAMOS SOFRENDO DISCRIMINAÇÃO POR ESSAS PESSOA QUE VEM DE FORA, NOS TRATAM COM DESRESPEITO, CHAMAM NÓS DE INDIO, E FAZEM OQUE BEM QUEREM AQUI AINDA COMENTA QUE QUEM MANDA, NAS OBRAS SÃO ELES, E NÓS SOFREMOS COM NOSSAS FAMILIAS, NAÕ QUEREMOS SER PEDINTES NA PORTA DO NOSSO PREFEITO PQ ELE JÁ TEM MUITOS PROBLEMAS PRA RESOLVER, MAIS PRECISAMOS DE AJUDA

    ResponderExcluir
  15. PODE ESPERAR MEUS AMIGOS NOSSO PREFEITO VAI AGIR E VAI, SE DOER POR CADA UM COARIENSE, QUE SOFRE , E ESSAS PESSOAS IRÃO TE RESPEITAR, VLÊ QUE É PAI DE FAMILIA

    ResponderExcluir
  16. A secretaria que é responsável pela praça Getúlio Vargas podia tomar as providências, porque muitos coarienses reclamam desta escuridão na praça, e o que soube é que o vigia, quando ele vem, é ligada a iluminação, mas no dia em que ele não vem trabalhar fica tudo no escuro. Apesar de toda mudança arquitetônica desta praça ela é de fato uma área de lazer para levarmos nossas famílias para passear.Quando se quer resolver os problemas não ficam procurando culpados e sim, resolve-os.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato