COARI: MARRETEIROS E COMERCIANTES A ESPERA DE UM MILAGRE



As tradicionais barracas dos marreteiros montadas em frente a catedral.
Movimento pequeno está sendo desanimador.

Os “marreteiros” que vieram para os Festejos do Arraial de São Sebastião estão enfrentando o marasmo total da falta de dinheiro em Coari. Estes vendedores tradicionais que montam suas barracas no período das festas religiosas dos padroeiros das cidades amazônicas esperam com isto lucrar com a peregrinação dos fieis. Muitos dos devotos que vêm para pagar as promessas e participar dos festejos gastam com as novidades que os “marreteiros” trazem para vender.

Ocorre que a situação econômica do município de Coari está impiedosa. Demissões, desativação de muitos programas sociais de distribuição direta de renda, décimo que não foi pago, e uma série de outros problemas de ordem econômica são um verdadeiro desafio a fé de quem tentou aventurar na terra do Petróleo e do Gás Natural. Muitos dos marreteiros estão à espera de um milagre, na porta das tendas armadas para expor a mercadoria.

Se para os comerciantes locais a reclamação já era grande, o coro foi engrossado com a presença dos comerciantes ambulantes. O costume da “queima” de preços para poder seguir viajem faz com que muitos, nos últimos dias, façam compra nos ambulantes que por aqui passam e não deixam um tostão furado de imposto. O dinheiro que poderia ser gasto no comércio local vai para os marreteiros, ampliando a recessão do comércio local que igualmente esperam algo sobrenatural para mudar o quadro econômico local.

2 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. é daniel ta com 9 anos que o comercio de coari ta esperendo um milagre e não ia ser no inicio de mandato do outro prefeito que iria mudar,ele não é magico!

    ResponderExcluir
  2. É, voce só sabe criticar, faz 9 anos essa situação " mais vaiii mudar "

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato