AMAZONAS: UM DOCUMENTO QUE INTERESSA TODOS OS AMAZONENSES

Existem temas que não há como fugir. Quero neste post alertar que as pessoas que não conhecem nossa região podem opinar sobre nosso mundo e dirigir nosso futuro como habitante desta região se nós amazonidas não nos interessarmos. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu para consulta pública na internet o documento preliminar que define o Macrozoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) da Amazônia. Com 164 páginas, ele está disponível na página www.mma.gov.br/zee. Neste mesmo endereço há um formulário onde qualquer cidadão pode preencher e sugerir novas abordagens ao plano.

O documento preliminar foi divulgado ontem. É uma espécie de plano diretor que especifica como deverá se organizar a economia da região, tendo em vista suas características ambientais. Nele são apontados, por exemplo, o esgotamento do modelo baseado na expansão das fronteiras agropecuárias e sugere sua substituição por atividades ligadas às riquezas naturais amazônicas, como a extração de produtos da biodiversidade, a indústria madeireira certificada, o ecoturismo, a piscicultura e a aquicultura. Mais: que as áreas já existentes para a agricultura não sejam expandidas para além do que já existe.

Volto a repetir: devemos participar, opinar e acima de tudo mobilizar o maior número de moradores da região amazônica para contribuir com este documento. Pela nossa falta de interesse, poderemos ter que pagar um preço maior pela não participação nas tomadas de decisão para as quais somos convidados a participar como sociedade. O Blog Em Destaque, traz esta preocupação e espera que a participação seja a maior possível.

FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO, CLICANDO AQUI.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato