AMAZONAS: A TRADICIONAL CASA DE FARINHA

Em Destaque
Por -
1

Foto: Antonio Iaccovazo

Esta é a tradicional casa de farinha, utilizada pelo ribeirinho para torrar a farinha de mandioca. A mandioca, depois de colhida é levada em paneiro nas costas dos agriculturores, muitas vezes por centenas de metros uma vez que nem sempre é plantada próxima a casa de farinha. Após chegar na casa de farinha, a mandioca é descascada e depois ralada e prensada. Depois de ficar certo tempo na prensa é levada para o forno onde será esfarelada e torrada.

Apesar de haver o processo mecanizado da farinha, entre os ribeirinhos o método utilizado ainda é o tradicional onde a farinha é movimentada no forno quente com o remo. De forma artesanal o ribeirinho ou agricultor, pacientemente movimentada a mandioca prensada até que se torne em farinha para ser comercializada ou consumida pela família.
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário