ELEIÇÃO E DIPLOMAÇÃO E TRIBUNAIS: UM FILME QUE JÁ VIMOS

Em Destaque
Por -
16
Há um longo espaço entre eleição e diplomação, um tempo que os rigores da prestação de contas do candidato deve ser levado a sério. A cada dia, o processo eleitoral brasileiro vai ficando disputado nos tribunais, por conta dos vários fatores que pesam na hora de seguir os rigores da lei. Coari tem uma longa história nos embates legais para que o candidato eleito assuma definitivamente a legitimidade de governar.


Foi assim com Adail em 2001, que por conta de uma denúncia de haver feito uma pequena doação para um time de futebol, não foi diplomado aqui em Coari, teve que ser diplomado em Manaus e depois de três anos de lutas nos tribunais, mediante sua prévia cassação teve que renunciar ao seu mandato antes do julgamento final do mérito.


Rodrigo Alves, eleito em 2008 está enfrentando o mesmo problema, desta vez sob a acusação de abuso de poder econômico, por ter participado da festa do dia das mães, realizada em Coari há 13 anos. Absolvido em primeira instância, cassado em segunda instância, aguarda o julgamento do mérito em terceira instância podendo inclusive retornar ao poder se for absolvido pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral. Mesmo a eleição tendo ocorrido, ela será extinta se Rodrigo for absolvido como já aconteceu em primeira instância.


Caso nenhuma mudança ocorra, Arnaldo Mitouso pode ser o próximo a responder por abuso de poder econômico, responder uma ação de investigação eleitoral que pode impedir sua diplomação, assim como ocorreu com Adail no primeiro mandato. Assim, o outro lado da história ocorrerá e mais uma vez Coari viverá a disputa nos tribunais para a legitimação da escolha feita nas urnas.


Sendo assim, os capítulos da história de Coari que sempre viveu sob a luz dos tribunais vai continuar com o dinheiro público sendo utilizado para pagar caros advogados pela permanência no poder. Muito deste dinheiro pode ir à direção de uma tentativa de retardar o julgamento do Rodrigo, protelando a data para que mais tempo Arnaldo fique no poder. Um filme que muitos coarienses já viram e parece insistir em repetir-se.
Tags:

Postar um comentário

16Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. vamos ver como vai funcionar o cinismo de vcs. quando eram situação diziam que queriam tempo livre para trabalhar, pois a oposição não tava deixando, e sempre botava o povo como o maior prejudicado, o que de fato é. só que agora a moeda virou, e quero ver se vcs vão pensar no povo e deixar que o Arnaldo trabalhe sossegado sem perseguição. vc fala como se fosse um desabafo misturado com ameaças e esqeuce que existe entre essa disputa o povo. não se esqueca que vamos tá no encalço de vcs tambem!

    ResponderExcluir
  2. Carlos, o que fiz neste post foi uma análise da conjuntura histórica e jurídica, sem impressões pessoais,portanto não se trata de desabafo e nem de ameaça, é uma análise... Tanto que citei fatos que ocorrem desde 2001 e que têm a tendência de acontecer novamente...

    E não irei para Tefé, nada tenho contra o povo de Tefé, mas Coari é minha terra... Abraços.

    ResponderExcluir
  3. "...vai continuar com o dinheiro público sendo utilizado para pagar caros advogados pela permanência no poder."
    Era assim que vocês faziam?

    ResponderExcluir
  4. Daniel, o antigo regime já era! derrubamos a bastilha!

    ResponderExcluir
  5. amigos,
    o antigo regime caiu,
    a burguesia assumiu,
    a bastilha desabou,
    o retrocesso acabou,
    e o Terror ainda nem começou.
    xtinho

    ResponderExcluir
  6. senhores, não sou jurista nem cientista mas vejam a ideia: se o Rodrigo for absolvido, teremos 2 prefeitos eleitos por Sufrágio Universal. Os Rodriguistas são adversários figadais dos Mitousistas e temos a indícios de extremistas e paramilitares em ambos os lados. Em resumo, dar ganho de causa ao rodrigo a essa altura do campeonato, iria desencadear uma GUERRA CIVIL sem precedentes. Então qual corte teria coragem de fazer isso?

    xtinho - o burrão.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo Alves, eleito em 2008 está enfrentando o mesmo problema......Daniel maciel

    Daniel, pare de sonhar...Isso ja acabou, é passado...

    ResponderExcluir
  8. Daniel, Deus fez a vontade dele, reflita o que é ligado na terra terá sido ligado no céu. Deus te abenções!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. noooossa!! que bom seria que a justiça fosse feita também com este arnaldo. Até a comemoração deles parecia praça de guerra!!!!


    VOLTA RODRIGO, ESTAMOS TE ESPERANDO!!!!!

    ResponderExcluir
  10. O Rodrigo vai voltar sim, inclusive o Adail está esperando por com muita saudade.

    ResponderExcluir
  11. Por que vc quer que o Rodrigo volte anonimo? pra continuar o abuso de poder economico dando dinheiro para o Adail e ele viajando a Brasilia atras de recursos. cai na real a populaçao ja decidiu MUDANÇA é MITOUSO na prefeitura

    ResponderExcluir
  12. o rodrigo vai voltar sim, mas é pra cadeia pra fazer companhia pro adail pedofilo..

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. É verdade o Rodrigo vai voltar mas pra cadeia pq roubou 7 meses na prefeitura E NAO FEZ NADA e ainda tem gente que quer que ele volte sinceramente errar é do ser humano mas continuar no erro já é BURRICE.

    ResponderExcluir
  14. veja o caso de Manicoré que tá uma MERDA...culpa da própria justiça que diplomou um segundo colocado CAGÃO que se tornaram uma verdadeira quadrilha de bandidos dentro da prfeitura,,,,a camara de veradores acabou de cassar o vice prefeito daniel que vinha cometendo diversas falcatruas na prefeitura e atormentando a vida de moradores de manaicoré...clamamos por uma nova eleição,,,o prefeito titular manoel galdino se encontra muito doente e paraplégico sem condições de meixer com o dinheiro público e sem condiçoes de trabalhar daniel comoé que pode a nossa JUSTIÇA CAGONA NÃO TER PODER PARA TIRAR ESSES BANDIDOS DA PREFITURA E decretar uam NOVA ELEIÇÃO EM manicoré daniel,,,queremos justiça...não aguentamos mais tanta humilhação..esse grupo politico DANIEL COMENTA NOS QUATROS CANTOS DA CIDADE QUE COMPRA LIMINAR DO TJA ATRAVÉZ DO ADVOGADO JOSÉ DUTRA A HORA QUE ELES QUIZEREM,,,isso é sério daniel,,queremos que a policia federal venha agora em Manicoré meter esses verdadeiro bandidos na CADEIA...mais de 18 mil eleitores de manicoré deverão não votar no ano que vem,por que o nosso direito foi cassado e não respeitado,,kadê a soberania popular,,isso é uma merda...a CASA VAI PEGAR FOGO SE AS AUTORIDADES DA JUSTIÇA FICAREM VENDENDO LIMINARES PRA ESSES BANDIDOS,A JUSTIÇA TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA......E RESOLVER ESSA SITUAÇÃO OU DEIXAR A NOSSA CAMARA DE VERADORES TRABALHAR EM PAZ...

    ResponderExcluir
Postar um comentário