COARI: EM BUSCA DO DIÁLOGO

Em Destaque
Por -
6
Tive a oportunidade de acompanhar de perto duas situações, diante das quais verifiquei a importância do diálogo e de como muitas vezes as situações distorcidas inflamam os ânimos. A primeira situação envolveu os caçambeiros que fazem a limpeza pública do município de Coari, e a outra, hoje pela manhã envolveu alguns servidores da educação e outros da saúde. Em todas as duas situações, o prefeito em exercício vereador Emídio Neto recebeu no gabinete da prefeitura os manifestantes para ouvir as reivindicações e esclarecer as informações. Em todas as duas situações, o diálogo foi o caminho para que se chegasse ao entendimento da informação concreta e da solução para o problema.


MANIFESTAÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA


Sobre os caçambeiros e a limpeza pública. Não é verdade que os funcionários da limpeza pública estavam dois meses sem receber. Tanto na liberação da justiça no mês anterior, quanto do desbloqueio total neste mês, os funcionários da limpeza pública foram os primeiros a receber. Os caçambeiros, ou seja, os proprietários dos veículos que fazem a coleta estavam com atraso no pagamento e já haviam recebido uma parte do pagamento quando foi pedida liberação para a desembargadora, mas ainda havia atrasos. O objetivo da manifestação com os carros em frente da prefeitura era para que houvesse um diálogo, pois como havia sido desbloqueado o pagamento dois dias antes da eleição, e na segunda pós-eleição praticamente não havia sido feito nada, na terça, mediante a notícia que haveria o desbloqueio novamente estes foram até a prefeitura para ouvir do prefeito a explicação e a solução para o problema. Foram recebidos. O pagamento já estava programado. Foram pagos e já estão trabalhando na coleta em todos os bairros. A responsabilidade da limpeza encontra-se hoje com o Venilton Falcão que está cumprindo uma agenda para limpar todos os bairros, uma vez que o lixo ficou acumulado, durante a última semana da eleição e o resquício da eleição.


MANIFESTAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE


A manifestação de hoje, envolvendo alguns funcionários da saúde e da educação também foi um momento de diálogo. Querendo informações sobre o pagamento e o procedimento para o mesmo, 7 representantes sentaram para dialogar com o prefeito. Foram informados que no dia de ontem os arquivos de pagamento do funcionário da educação foram enviados aos bancos. O Bradesco estava pagando, e o Banco do Brasil liberaria os pagamentos a partir das 12 horas em virtude de analisar as pendências dos funcionários individualmente, uma vez que são clientes do banco. Sobre o pagamento dos funcionários da saúde os arquivos foram enviados hoje estando disponível o pagamento amanhã. Emídio informou que a prefeitura fez a sua parte, no entanto, ressaltou que as questões bancárias fogem ao controle da prefeitura.


Indagado porque os funcionários da educação e da saúde eram os últimos a receber seus pagamentos, Emídio explicou que o calendário obedecia esta ordem em virtude do alto valor da folha que onerava estas duas secretarias. Foi explicado também que as agências bancárias têm um limite de movimentação financeira geral diária, não sendo liberar um calendário de pagamento geral, por isto a prefeitura adota um calendário de pagamento que dura cerca de uma semana. Após a explicação, a comissão que reuniu com o prefeito explicou para os demais funcionários que estavam a frente da prefeitura encerrando a manifestação.


O pagamento dos funcionários públicos encerra-se amanhã, estando disponíveis nas contas dos funcionários da saúde os seus salários. O prefeito Emídio Neto assegurou que o pagamento deste mês inicia-se na primeira semana do mês de outubro.

Postar um comentário

6Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. O importante é que Coari viverá momentos de paz, tão pedida e esperada durante o período eleitoreiro.

    ResponderExcluir
  2. Deixa só o novo prefeito ARNALDO MITOUSO assumir a prefeitura e tudo ficará em ordem.

    ResponderExcluir
  3. Saulo Menezes24/09/2009, 21:00

    Daniel, a maior briga não era pela liberação desse dinheiro? ele foi liberado, e agora qual é a desculpa?, ou vcs acham que vão sair da prefeitura levando todo esse dinheiro?, antes a culpa era do Arnaldo, agora a culpa é dos bancos?
    fala sério, e era esse grupo que muitos querem que continue no poder, mas graças a Deus isso acabou!!! agora é a vez do povo!!!!

    ResponderExcluir
  4. SAULO MENEZES, VOCE É ACIMA DE TUDO O QUE PODEMOS CONSIDERAR RANCOROSA, CADA REPARTIÇÃO E REGIDA POR UM SISTEMA DE REGRAS E NORMAS, QUANDO VOCE VAE A UM MEDICO, TEM COMO NORMA ESPERAR A VEZ, É DE PRAXE O ATENDIMENTO POR ORDEM DE CHEGADA, VOCE VAE COMPORAR MADEIRA, TIJOLO, OU MESMO FAZER UMA COMPRA TEM QUE ESPERAR A VEZ, SE QUERES UM DOCUMENTO NUM ORGÃO, PREFEITURA, SEFAZ, CARTORIO, ETC. TEM QUE AGUARDAR UMA SERIE DE PROCEDIMENTOS, VOCE JÁ FOI NO BANCO SE INFORMAR SE A INFORMAÇÃO É CORRETA? SÃO PESSOAS COMO VOCE QUE TORNAM COARI UM BARRIL DE POLVORA, HOJE OS PAIS DE FAMÍLIA, COMO EU VIVEM AMEDRONTADOS PELA INTRANSIGENCIA E O TERRORISMO QUE VOCES ESTÃO IMPLANTANDO NA CIDADE, O QUE NÃO É BOM, AFASTA ATÉ MESMO ALGUMA COISA BOA QUE PODERIA VIR PRA CÁ. TÁ FALTANDO MUITO PORA VOCES FAZEREM UM COARI DECENTE, SE NÃO MUDAREM NUNCA VAMOS TER. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  5. Saulo Menezes25/09/2009, 20:04

    Resposta para o anônimo acima: Primeiro, corrija sua ortografia antes de postar seus comentários;
    Segundo, é verdade que quando vamos ser atendido temos que esperar a vez, mas quando é urgência passamos na frente, mas aqui em Coari como é de PRAXE não adianta esperar, mesmo que tenha médico, o principal não tem que o medicamento....rsrsrsr
    E uma consulta pode levar meses.

    E se eu for comprar tijolo, madeira ou seja lá o que for, se eu tiver na frente não vou esperar muito, seu estúpido!!!

    Meu querido vc mora onde? vc tá falando de Coari ou o quê? Estamos em coari, ou vc não é daqui? Sei que nossa cidade vai mudar agora!

    E vc pai de família amedrontado, por acaso vc tem filhas? Pq vc sabe que esse seu grupo do "BEM" fazem com as criancinhas, isso sim é terrorismo!! Se vc quiser que continue assim, daqui há três anos tem eleição. E quem a sabe a sua mamadeira volta a encher de.... vento...rsrsrs Pq agora vão ficar só no pipo, mas não se preocupa não, no governo de ARNALDO MITOUSO ninguém vai passar fome pode acreditar a mudança chegou pra ficar!!!!
    Podia até vir algo de bom pra cá, mas o grupo do Adail espantou todos, pois os empresários ficaram com medo de trazer suas filhas. E essa "coisa boa" que vc fala, vc's tiveram nove anos pra trazer, pq não trouxeram??? heim??? AGORA É TARDE!!!! CHEGOU A VEZ DO POVO!!!!

    DOIS ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  6. O mais esperado, pode ser que tenha chegado, a liberdade de expressão, de livre escolha, de respeito às opniões diversas sobre todo e qualquer assunto.Es pera-se tempo de democracia há muito tempo e as perguntas que fica são intransigentes, porém oportunas: "Os coarienses estão preparados para se expressar?Querem dar sua opnião?Tem coragem de assumirem o que dizem?"A mudançã tem que vir de dentro de cada pessoa, de dentro de cada casa, de cada família com uma educação que ensine às pessoas a terem dignidade de não se deixarem comprar ou calar.De Ezequias Parente

    ResponderExcluir
Postar um comentário