BLOQUEIO DAS CONTAS DA PREFEITURA DE COARI E O PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS

Em Destaque
Por -
4
As contas da prefeitura de Coari continuam bloqueadas pela justiça do Estado do Amazonas. A responsabilidade que antes era da justiça eleitoral passou para a justiça comum, mas por enquanto nenhuma decisão foi tomada no TJ desde que a decisão da desembargadora Maria das Graças declinou da competência de julgar.

O bloqueio das contas foi pedido pelo partido DEMOCRATAS, por ocasião da decisão do Pleno do TRE em cassar o mandato do prefeito Rodrigo Alves. Com isto, mesmo os recursos estando disponíveis na conta da prefeitura só poderiam ser utilizados com a autorização do pleno do Tribunal Eleitoral. Quando Rodrigo conseguiu a liminar que o trouxe de volta no dia 24 de julho, a prefeitura teve os recursos liberados novamente. Rodrigo manteve-se no poder até o dia. Ao ser cassada a liminar de Rodrigo as contas voltaram, e mesmo o vereador Iranilson Medeiros, autor do pedido do bloqueio tendo assumido como prefeito no dia 31 de Julho e tentado o desbloqueio das contas elas não foram bloqueadas. Iran deixa a prefeitura no dia 02 de agosto e tanto as contas da prefeitura de Coari e da Câmara Municipal continuaram bloqueadas.

Após Emídio Neto assumir a prefeitura e sem alternância de poderes a primeira medida foi solicitar a liberação de recursos para o pagamento de funcionários da prefeitura. O pedido foi formulado ao TRE e acatado e no dia 5 de agosto os pagamentos foram autorizados pelo pleno do TRE. Os bancos foram informados no dia seguinte e no dia 7 de agosto os funcionários públicos municipais começaram a receber o pagamento durou até o dia 14 de agosto, em virtude dos bancos não poderem atender todos os funcionários de uma vez.

Mesmo havendo sido desbloqueados os recursos para o pagamento dos funcionários municipais a estrutura da prefeitura necessitava funcionar. Todas secretarias já estavam funcionando precariamente, sem recursos para compra de material de expediente, combustíveis, material de limpeza e material necessário para o hospital de Coari. Mais uma vez foi feito um pedido ao TRE que autorizou o recurso de R$ 2.791.617,06 milhões para atender as necessidades emergenciais. É com este recurso que a prefeitura vem funcionando desde o dia 19 de agosto de forma precária. Com o decorrer dos dias a situação vai ficando cada vez mais precária.

O calendário da folha de pagamento do funcionalismo público municipal que está sendo fechado pode não ser efetivado se as contas continuarem bloqueadas. No dia 19 de agosto a desembargadora Maria das Graças declinou de manter sob sua responsabilidade a decisão de continuar com o bloqueio das contas e na sua decisão remeteu o caso para o Tribunal de Justiça. A decisão foi no dia 19 de agosto e somente no dia 27 de agosto a decisão foi publicada. A corrida contra o tempo é mais um elemento desfavorável aos funcionários municipais. Agora o processo já está sob a tutela do TJ e a decisão está sendo aguardada, a decisão do bloqueio total das contas. Se a providência não for tomada os funcionários municipais vão amargar mais um atraso. Hoje, dia 1 de setembro a situação continua parada nos tribunais e o pagamento não tem data para ser efetivado.

Com o atraso dos pagamentos todos são atingidos, não importa se é oposição ou situação, todos sofrem, pois há compromissos para serem pagos, juros que correm sobre dividas atrasadas e demais compromissos. Tanta o poder executivo quanto o legislativo estão com suas contas bloqueadas, os problemas estão acumulando e nestes poucos dias as crises podem aumentar com falta dos recursos mínimos para que a população seja atendida.

Postar um comentário

4Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Está tentanto justificar o injustificável Daniel Maciel, crie vergonha e faça jus ao diploma de cientista político que você tem graças ao dinheiro publico que lhe possibilitou obter estudo de nivel superior. É assim que retribui à sociedade coariense puxando o saco?
    Utilize esse meio de comunicação para realizar algo util.

    ResponderExcluir
  2. Acredito q em algum foro de alguma casa do naide lins deve ter dinheiro, é só procurar direito.

    ResponderExcluir
  3. Amigão, seja mais específico e pare com tanta demagogia, esse fora o legado deixado por esses bandidos em Coari, corrompendo um povo que sempre lutou, porém hoje, fala fala, mas não diz nada, muito menos, age.
    É triste a situação da minha cidade hoje, mas essa profecia já estava marcada, todos sabiam o que viria no futuro para essa cidade linda, que hoje, não passa de matérias em capas de jornais (escândalos).
    VocÊ como filho desta cidade, como conhecer da real essência da política bem aplicada e trabalhada, devia ser mais objetivo e formado de idéias, mas não, fica aí em cima do muro dizendo coisa, mas não falando nada... Tenho dito!
    Reflita.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber quando vamos receber o nosso salario do mês de setembro, e o nosso décimo e o salario de janeiro.sera que nada mudou,ha se arrepedimento matassem eu já estaria morta.voce estar se queimando com esses secretários merdas que vc colocou para administrar sua jestao wilsao e Evandro.vc se queimou

    ResponderExcluir
Postar um comentário