A POLÍTICA COMO UM FIM OU COMO UM MEIO

O senso comum diz que política é lugar pra gente que não presta e geralmente quem se envolve no ambiente político pode se preparar para ter sua vida totalmente exposta, com o nome ligado a escândalos e muitas vezes herdando muitos problemas. Quando em rodas de conversa toca-se em política geralmente a conotação que é dada é a pejorativa, como se a política fosse algo de menos valor e no debate sobre o tema que menos se discute nestes momentos são idéias. A discussão de idéias dá lugar à discussão de pessoas.

Ultimamente, com a aproximação das eleições para deputados, senadores, governadores e presidente a discussão sobre pessoas volta a ser o centro dos debates, dos bate-papos e dos comentários, seja na calçada com o vizinho, em casa com a família, no campo de pelada ou na mesa de bar. Pronto, é só tocar no assunto e a discussão se acirra: fulano é isso, beltrano é aquilo, esse não presta aquele não tá com nada, e “coisa e lousa”.

Nesta semana dois personagens da política nacional chamaram a atenção. O primeiro um oligarca muito conhecido, personagem da transição política da ditadura para a democracia no Brasil, pegando carona na morte de Tacredo Neves e conduzindo o Brasil a uma inflação galopante. Escritor, membro da academia brasileira de letras, importante figura da política nacional e comanda pela sua influência o Estado do Maranhão, mesmo tendo sido eleito senador pelo estado do Amapá em um outro momento da sua vida política. Já foi deputado federal, governador biônico na época da ditadura, depois presidente da república, governador, senador e agora é presidente do Senado Federal, encontra-se no olho do furacão de escândalos na casa que preside. As acusações vão de nepotismo à favorecimento. Hoje com 79 anos poderia estar afastado da política, no entanto mantêm-se no cenário político apesar de seus desafetos, e com uma carreira tão longa com certeza adquiriu muitos. É o parlamentar mais antigo em atividade.

A segunda personagem é a senadora Marina Silva.44, começou sua carreira política militando nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), ligada à Igreja Católica. Em 1988 foi eleita vereadora de Rio Branco (AC). Dois anos depois, se elegeu deputada estadual e, em 1994, aos 38 anos, chegou ao Senado Federal como a mais jovem senadora do país. É Ex-seringueira ligada a movimentos ecológicos da região amazônica, formada em História pela Universidade Federal do Acre, em 1985, Marina aprendeu a ler já adolescente ao se mudar para Rio Branco onde foi tratar uma hepatite. O Seringal Bagaço, a 70 km de Rio Branco, onde nasceu, não havia escolas. Em 2003, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, foi nomeada ministra do Meio Ambiente. Em 13 de maio de 2008, cinco dias após o lançamento do Plano Amazônia Sustentável (PAS), Marina Silva entregou sua carta de demissão ao Presidente da República, em razão da falta de sustentação à política ambiental, e voltou ao exercício do seu mandato no Senado. Não se registra escândalos a sua carreira política e seu nome é cogitado para ser um dos presidenciáveis para as eleições que acontecerão no próximo ano.

Dois personagens, com carreiras estabelecidas na política nacional, cada um cumprindo o seu papel no cenário político nacional e dando sua contribuição histórica. Um já foi presidente, a outra pode vir a ser. Um em fim de carreira, outra basicamente começando sua carreira política mais com um potencial grandioso. Os dois servem para medir o que a política pode fazer da pessoa e o que a pessoa pode fazer com a política. Campo fértil para diferentes ações e construções de ideais. Motivando a juventude ou quem pretende entrar na política, como um caminho que cada um vai construir a partir de suas motivações, sem, no entanto fazer valer a máxima de que na política o fim justifica os meios.

Daniel Maciel.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato