EXPECTATIVA E FRUSTRAÇÃO

Em Destaque
Por -
1
A esperança é a chama que mantêm os homens vivos. Esperanças de um mundo melhor, de mudanças na vida pessoal, no seio da família, na cidade, no mundo. É impossível viver sem esperança. Quando não há mais esperanças nas coisas materiais ou no mundo físico, somos remetidos a esperança do metafísico, de uma eternidade, do porvir.


Mesmo assim, com o tempo nem sempre nossas esperanças são alcançadas e pior ainda, podem ser frustradas e quando isso acontece vem aquilo que se convenciona chamar de decepção e na decepção vem a oportunidade de aprender com os erros, com as falhas. O passado que não volta serve como um livro que podemos consultar e ver quais dos erros que podemos cometer personagens de uma história amarga que querem voltar à cena, personagens que já tiveram a oportunidade de consolidar seu nome na história e dela foram expurgados, e como fantasmas de uma história medieval querem ressurgir para de volta aos erros antigos, reescrever a mesma história de decepção. Quando as esperanças estão fundamentadas nas promessas não realizáveis a decepção virá como mais um complemento de uma engrenagem em que nós seres humanos estamos envolvidos, e de cuja lição não aprendemos.


O escritor sacro, quando diz que nada há de novo debaixo do céu fala uma verdade que rejeitamos, mas que é real. Quem ler eclesiastes vê uma clara decepção diante dos fatos da vida, mas vê também uma filosofia. Hoje vemos os mesmos personagens de histórias anteriores com um novo discurso, com uma nova formula de felicidade que não será equacionada. Realmente nada há de novo, o filme que já vimos várias vezes repete-se infinitamente nas histórias de expectativa e frustração que compõe o ciclo da vida. Os poucos que querem sorrir, esquecem o campo de lágrimas que fica para trás dos tantos outros que choram, o campo fértil da felicidade fica maculado diante da frustração imposta pela natureza humana.


É certo que dias melhores sempre virão, pois se a vida não tivesse os altos e baixos da geografia da existência tudo seria muito monótono e talvez nos esquecêssemos da nossa natureza divina e de quanto somos finitos. Não é bom esperar muitos dos homens porque eles geralmente nos frustram. É bom caminhar, esperando do infinito, construindo nossos passos diante da dignidade e vivendo a certeza que diante das frustrações poderemos sair fortalecidos.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Caro daniel, Você falou a mais pura verdade.
    Esse grupo desmoralizou coari nacionalmente. O Erário foi saqueado, grupos políticos perseguidos e presos, crianças violentadas, milicias matavam e torturavam a luz do dia.

    Esses canalhas também arruinaram a dignidade do povo ao transforma-lo em mendigos que passaram a viver das esmolas pagas pela prefeitura. Frustraram o povo ao prometer que iriamos progredir 40 anos em 40 anos em 4 e ao invés disso, voltamos no passado dos coroneis do barranco.

    Hoje coari está em pedaços, e temos a chance de reconstrui-la. Chegou a hora de revermos nossas opiniões,de sairmos do fundo da caverna e dizer não ao passado.
    jah agradecido pelo espaço
    xisto tavares - o xistinho

    ResponderExcluir
Postar um comentário