EDUCAÇÃO ESTADUAL DESEMPENHO E ÍNDICES

Em Destaque
Por -
1

Atualmente, os índices educacionais das escolas estaduais não são os melhores. O IDEAM 2009, que é uma espécie de teste que antecede o IDEB mostra que na avaliação que mediu o 5º ano (a antiga quarta série) do ensino fundamental somente 4 escolas obtiveram desempenho positivo: Presidente Kennedy (premiada), Bereano, Inês Vieira e Gilberto Mestrinho.

O mesmo teste revelou também que nas séries do 9º Ano (Antiga oitava série) do Ensino Fundamental somente uma escola obteve bom desempenho a Escola Estadual João Vieira que saiu de 2,3 para 2,4 pontos, as demais escolas obtiveram desempenho negativo, das 5 escolas avaliadas no Ensino Médio Regular a Escola Estadual Maria Almeida encontra-se em primeiro lugar, João Vieira encontra-se em 2º lugar empatado com a Educação de Jovens e Adultos da Escola Dom Mario com 2,0 e logo atrás 03 escolas de ensino médio empataram com 1.8 (GM3, Bereano e Perpétuo Socorro);

Desde que a educação passou a ser avaliada pelo IDEB, cada vez a discussão da qualidade na educação passou a ser pauta de discussão mais utilizada em discursos, palestras e reuniões no universo educacional. A avaliação que vai medir a qualidade das escolas brasileiras acontece em outubro, será o terceiro teste desde que o IDEB foi criado.

Como é calculado o Ideb?

A nota de 0 a 10 atribuída a cada escola é o resultado (proporcional à escala 0 a 10) de uma multiplicação: os pontos obtidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb e/ou na Prova Brasil vezes a taxa de aprovação de alunos daquela escola. Ou seja, para obter uma boa nota no Ideb, é preciso que os alunos tenham se saído bem nessas duas provas - em outras palavras, que estejam aprendendo o conteúdo escolar -, aplicadas pelo Ministério da Educação, e também que a escola apresente uma baixa taxa de reprovação. Os dois fatores são igualmente importantes.

A cobrança por resultados nem sempre mostra que os governos estão investindo na educação. Salários abaixo da média que obriga ao professor trabalhar vários horários para garantir uma renda mínima para a família, falta de conservação das escolas e pouco investimento para melhoria da qualidade do ensino, fato comum em muitos estados brasileiros.



Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Eu gostaria de saber se o candidato Joel Júnio irá entrar no lugar do ex- vereador Argemiro Brasil, por te sido expulso do partido PSB.

    ResponderExcluir
Postar um comentário