COMO DIRIA MUÇÃO: PALAVRAS "INGULATÓRIAS"

Em Destaque
Por -
0

Tanto no cenário nacional quanto na situação política local o pronunciamento das autoridades foi marcado (por assim dizer) por palavras "ingulatórias". É claro que este termo certamente não existe no português, mas pode ser usado aqui pela conotação hilária que em nada acrescenta a qualidade de vida, democracia ou a dignidade da população.


No Senado, o senador Fernando Collor mandou (não tão educadamente) a Pedro Simom que ele engolisse as palavras e as digerisse como quisesse. Outro episódio envolvendo Renan Calheiros e Tasso Jereissati, foi igualmente inusitado. Durante o diálogo, os dois chamaram um ao outro de "coronel cangaceiro" e trocaram acusações de irregularidades até que Jereissati disse a Renan: "Não me aponte este seu dedo podre". Foram tantos os bate-bocas que chamaram a atenção da imprensa nacional.


Aqui em Coari não tem sido diferente. Na Câmara de vereadores os embates tem sido muito mais que meros discursos. Ao reclamar que os vereadores saíram esvaziando a sessão anterior o vereador Adnamar ouviu do vereador Clemilton (sem apartes, direto e na lata) que Adnamar havia feito o mesmo na sessão anterior e estava reclamando de quê? Clemilton ainda perguntou a Iran se ele gostaria de saber onde foi que ele havia errado, ao tomar a atitude de lutar para assumir o executivo. A pergunta de Clemilton foi acompanhada de uma encarada básica, da qual o vereador Iran fugiu de responder.


O pior de tudo mesmo, ficou na comparação infeliz do vereador que comparou o povo de Coari a vermes que gostam de estar no meio do cocô (conforme vídeo que você pode assistir aqui). Muita gente até hoje ficou indignada e sem entender esta comparação nada "ingulatória".


BAIXARIA NOS BLOGS


A discussão acaloradas do político não fica restrita somente ao comportamento dos mesmos. Os links de comentários dos blogs e sites que estão falando sobre a crise política estão recheadas de "pérolas" dignas da mais intensa baixeza, que o povo que comenta faz questão de proferir, vociferar, sem poupar nada: Igrejas, pessoas, famílias, acusações das mais diversas que vão de "carniça" até traições, de crimes de mandato de assassinato até pedofilia de vereador que jurava de pé junto defender a causa. Como se escondem atrás de nicks inventados para comentar ou por trás do anonimato, a baixaria corre solta.


Tudo parece uma grande pegadinha do Mução, só que com muito mais baixaria. Parece que quando a briga política aquece, alguns sentimentos de civilidade e convivência social vão dando lugar aos instintos mais bárbaros de competição, sem que as pessoas tenham noção do mal que fazem a si mesmas. E ainda dizem que os políticos é que não prestam, esquecendo que os políticos são simplesmente o resultado final da sociedade que representam, tanto da situação quanto da oposição.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)