ABUSO DE FRAQUEZA ECONÔMICA

Em Destaque
Por -
7
Diante das acusações de abuso de poder econômico, ouviu uma frase hoje que me chamou a atenção. "A democracia prevê o ataque ao abuso de poder econômico e não o ataque de fraqueza econômica". Na prática, isso que dizer, que os governos não podem abusar de seu poder econômico para o favorecimento de permanência no poder, devendo tal prática ser combatida para a manutenção do poder. Na democracia, o abuso de poder econômico pode ser atacado legitimamente, já nos governos absolutos a denúncia da prática de abuso não pode ser incentivada por conta da retaliação que pode ser aplicada para que o poder seja mantido.

Dentro deste mesmo raciocínio, ponderei outra linha lógica de pensamento. O aproveitamento do estado de caos, de desequilíbrio como favorecimento para a chegada ao poder. Uma arma, por mais legítima que seja, se for usada de forma indevida denota irresponsabilidade . Um exemplo: as contas da prefeitura de Coari continuam bloqueada, há em pauta uma discussão jurídica de competências e portanto uma indefinição de prazos, ainda não enxerga -se no horizonte uma data em que estas contas venham a ser desbloqueadas.

Dentro disto, o município pode sofrer com o mal maior: o atraso do pagamento dos funcionários públicos, onde sob hipótese por causa do bloqueio, a data pode se prolongar para dias mais distantes do que convencionalmente se paga, advindo daí sérios problemas econômicos, sociais e humanos. Utilizar este caos, gerando pelo bloqueio da contas para atacar, e tentar tirar proveito eleitoreiro também explicita uma irresponsabilidade com a democracia, ou seja, o uso irresponsável de uma arma legítima para tirar proveitos eleitoreiros.

A democracia deve ser marcada pelo bom senso. Em uma assembléia onde os assuntos de interesses coletivos são discutidos, eles poderão por longas horas serem discutidos sem que se chegue a caminho algum, até que o consenso inspirado pelo bom senso, impere. Havendo consenso há decisão, havendo bom senso há sabedoria. Havendo decisão há progresso.

Não é utilizando as armas democráticas de forma irresponsável que a democracia vai prevalecer. A democracia é a voz da maioria que pronuncia o desejo de um consenso comum. Após a decisão, mesmo havendo derrota a maioria acata e o bem comum prevalece até que seja necessário outro assunto ser levado à assembléia para discussão.

Quando este consenso é quebrado por qualquer arma que não seja a razão única da vontade da maioria o caos se estabelece, a confusão impera e o andamento do coletivo é travado. É exatamente este clima que Coari está vivendo, o engessamento do consenso comum gerando caos e paralisando a coletividade, pior estado que o anterior, deficiente situação a mais que as deficiências anteriores. Se isto tornar-se prática comum, e o bom senso não reinar, criar-se-á algo que denominaria de vicio de decisão, ou seja, por motivos que subjetivamente se tornem justo do modo pessoal da observância da ideologia comum a minoria pode criar um ciclo de não aceitação da decisão da maioria e recorrer a instrumentos que altere o consenso e desfaça o bom senso. Repetindo-se em um clico vicioso de apelações até exaurir-se forças, vontades, recursos, ideologias e quebrando a democracia por um vício de vontade que tornar-se-á imperativo.

Uma fraqueza que torna-se da mesma forma um abuso, não contribuindo para democracia por não obedecer ao consenso geral travando o bom andamento do bem comum. O cidadão comum, que é o que decide na assembléia coletiva mesmo em sua subjetividade pensa geralmente no bem comum e gerando uma decisão da vontade ideológica de certo segmento da coletividade, restando-lhe ser juiz maior da decisão democrática, e se seu pensamento não for respeitado, vem o descrédito nas instituições sagradas da sociedade, desmoronando assim de vez o prédio da democracia que é construído com os tijolos basilares da escolha, do consenso e do bom censo.

Daniel Maciel

Postar um comentário

7Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. é engraçado como vc fala sobre isso. vou te dizer uma coisa que é muito séria; coisa que acontecia quando as contas ainda não estavam bloqueadas: no hospital só tem dipirona e diclofenaco para toda consulta; não é e nunca foi eficiente pra emergencias, as máscaras de inalação são compartilhadas por mais de 20 pessoas, isso é um absurdo! vc não leva seus filhos pra se cunsultarem lá!? o salario nunca foi pontual e ainda foi parcelado em 4 vezes as nossas ruas tão pior que os ramais, remédios na secretaria eu nunca consegui usufruir destes, Não sei qual a diferernça que as contas bloqueadas trouxe a cidade!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Daniel, fale ao nosso bravo Coração Valente postar nossos comentários_

    ResponderExcluir
  3. A única diferença das contas estarem bloqueadas neste momento é que este grupo criminoso não poderá apropriar-se do erário para comprar votos. Aí eu quero ver se eles ganham...

    ResponderExcluir
  4. Concerteza, mas ainda acho que eles têm o dinheiro de verbas de programas federais em mãos.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, a verdade é que o pagamento da folha de funcionarios da prefeitura já vem atrasando meses a fio, não é por conta de bloquei coisa nenhuma, bloquei esse que veio a acontecer por esses dias, não podemos e não devemos distorcer a informação, mesmo porque o publico que tem acesso a rede é mais esclarecido que o povo em geral...

    ResponderExcluir
  6. Farei de conta que acredito na frase "ele é bem-vindo" quando você se refere aos comentários deixados neste espaço. Não farei nenhum comentário a respeito do conteúdo embora existam inúmeros problemas nas informações repassadas devido ao cunho político dado às mesmas. Só gostaria de observar a grande quantidade de erros que encontramos nos textos (INRresponsabilidade [IRRESPONSABILIDADE]/ENCHEgar-se [do verbo enxergar]) dentre outros até onde a paciência permitiu ler. Que você atente contra nossa inteligência é fácil entender os motivos, mas por favor procure não atentar também contra nossos olhos...
    Já lhe falei uma vez num texto que você não publicou que existem pessoas de olho no que você escreve e divulga. Continuamos aqui em defesa dos bons costumes e da verdade coisas que você e todos os séquitos do grupo que (mal)dirige o município procuram esquecer...

    ResponderExcluir
  7. e se gritar pega ladrão, não fica nem o irmão!

    ResponderExcluir
Postar um comentário