ENCHENTE E VAZANTE

Chegou o verão amazônico. Aqui temos duas estações: inverno - marcado pelas constantes chuvas, e o verão: onde as chuvas cessam e o calor de rachar os miolos se instala. Com isso, as águas da enchente histórica começam a baixar aos níveis normais e um outro fenômeno natural vai acontecer, a vazante.

A tendência é que tenhamos uma grande vazante. Na última vazante de qrande proporções muitas famílias ribeirinhas, principalmente as que moram nos lagos, ficaram ilhadas, havendo necessidade de deslocar alimentos e água potável para os moradores destas localidades. Peixes em grande quantidade morreram e os fatores que levaram ao fenômeno a vários fatores que estão implicando nas alterações climaticas no mundo.

Seja a enchente, seja a vazante, em todos os momentos os homem amazônico enfrenta problemas que estão ligados intimamente à região. O planejamento por parte das autoridades públicas municipais e estaduais é indispensável como ferramenta para evitar maiores problemas e preparar mecanismos para minimizar os impactos oriundos da consequência destes fenômenos. Realidade amazônica que não podemos mudar, mas para a qual precisamos despertar para evitar impacto.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato