UM SONHO DOS MOTO-TAXISTAS SE TORNANDO REALIDADE

Em Destaque
Por -
0
Antonio Lima - 19/03/2006
Medida é considerada uma vitória para as categorias, visto que a Comissão de Constituição e Justiça é uma das mais poderosas das casas legislativas


   Jorge Eduardo Dantas
   Da equipe de A CRÍTICA

  A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na tarde desta quarta-feira, a regulamentação da profissão de motoboys e mototaxistas em todo o País. O parecer do senador Expedito Júnior (PR/RO),  que se manifestou favorável ao projeto de lei 203/01, que dispõe sobre o assunto, foi aprovado por unanimidade.

No entanto, a aprovação não legaliza a situação daqueles que trabalham sobre duas rodas: o projeto de lei seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e, em seguida, para o plenário, onde também deve receber votações favoráveis. Depois vai à sanção presidencial e aí, sim, passa a valer oficialmente.

  A medida, no entanto, não deixa de ser uma vitória para motoboys e mototaxistas, já que a CCJ é uma das mais “poderosas” comissões das casas legislativas - ao ter sua constitucionalidade e legalidade confirmadas nesta comissão, fica mais fácil conseguir a aprovação dos projetos de lei em outras instâncias dos parlamentos. 

Antes da aprovação na CCJ, o PL 203/01 já havia recebido aprovações nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e na Comissão de Viação e Transportes do Senado.

 Requisitos mínimos

  Entre as exigências para o exercício da profissão de mototaxista e motoboy está a idade mínima de 21 anos; habilitação na categoria “A” por pelo menos dois anos; aprovação em curso especializado, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e utilização de colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos, como também regulamenta o Contran.

  Serão exigidos ainda desses profissionais carteira de identidade, título de eleitor, cédula de identificação do contribuinte (CIC), atestado de residência, certidões negativas das varas criminais e  identificação da motocicleta utilizada em serviço.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)