UM BOM EXEMPLO VINDO DO MUNICÍPIO VIZINHO DE CODAJÁS

Em Destaque
Por -
0
Caroço do açaí substitui queima de madeira nativa


Agência Sebrae

A crescente preocupação com o meio ambiente incentiva a busca por alternativas de produção mais sustentáveis. No Amazonas, as olarias têm apostado em novas fontes de energia ambientalmente corretas. O projeto do Pólo Oleiro e Ceramista dos municípios de Iranduba e Manacapuru, desenvolvido pelo Sebrae no Estado, incentiva o uso de materiais como sobras de madeiras e resíduos do açaí para combustão.

Marcus Lima, gestor pelo Sebrae/AM do Pólo Oleiro, diz que a pesquisa por fontes alternativas ao uso da lenha de madeira nativa ganhou impulso em outubro de 2008, a partir de uma visita a uma empresa em São Miguel do Guamá (PA) que utilizava resíduos como principal material para a queima em seus fornos.

Atualmente as 15
empresas que compõem o pólo nos dois municípios amazonenses usam os resíduos como 50% de sua matriz energética. “Conseguimos alternativas com sobras das indústrias moveleira e serralheira, podas de árvores e até mesmo restos de demolição das casas de madeira que estavam nos igarapés e que serão substituídas por moradias de alvenaria”, explica Marcus Lima.

O gestor adianta que o Sebrae/AM e o Governo do Estado iniciaram um estudo para verificar a viabilidade de ser montada em Manaus uma central que serviria para receber resíduos sólidos, triturá-los e encaminhá-los a olarias e cerâmicas.

Fornecimento de caroços

Além das sobras de madeira, outra fonte utilizada como matriz energética no pólo é o caroço do açaí. Descartada na produção do alimento, essa parte da planta, segundo Marcus, torna-se um problema ambiental. “Quando o caroço se decompõe, tende a poluir o solo e a água”, informa.

A partir de uma parceria do Sebrae/AM com a Agroindústria da Cooperativa Mista de Fruticultura e Açaí de Codajás, localizada no município a 240 quilômetros de Manaus, foi possível o fornecimento dos caroços para o pólo.

Outro material que começa a ser cogitado como fonte para a matriz energética das cerâmicas e olarias é o capim-elefante, utilizado em lugares como Palmas (TO). “Além dos
benefícios ao meio ambiente, o plantio desse capim vai permitir a geração de empregos como alternativa para pessoas que antes sobreviviam da lenha de madeira nativa”, diz Marcus.

A Cerâmica Montemar, em Iranduba, é um exemplo de como é possível buscar fontes alternativas para as matrizes energéticas desses empreendimentos. Todo o material usado para aquecer os fornos da empresa provém de detritos. Desse total, 60% têm origem em sobras da construção civil, 20%, em serragens do Pólo Moveleiro de Manaus e Manacapuru, e 20%, dos detritos do açaí.

Sandro Santos, um dos sócios da Montemar, destaca que o uso do caroço de açaí como fonte energética “gera empregos e renda e ainda é um ótimo resíduo para a queima”, elogia. “Quem buscar as fontes alternativas à madeira nativa vai evitar problemas com a fiscalização ambiental e ainda irá proteger a natureza”, afirma.

FONTE: DCI

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)