SARNEY, DÁ UM TEMPO POR FAVOR

Em Destaque
Por -
0






22/06/09 - 18h49 - Atualizado em 22/06/09 - 20h51

A política brasileira, herdou dos antigos coróneis de barranco, a forma de fazer política baseada nas oligarquias existentes na maioria dos Estados Brasileiros. Pessoas incomuns como Sarney são herdeiros deste poder político baseado em currais eleitorais que garantem eleição, reeleição e poder para harbitrar sobre o que fazer e o que não fazer sobre a vida deste ou daquele. Possuindo o pode da mídia que adquiriu para si, da família incrustrada nos maiores cargos garantindo o comando e gozando de um prestígio acima de qualquer embaraço legal, seguem no propósito de manter-se no poder enquanto for possível. Diante da atual crise, envolvendo estes personagens vemos como é dificil enquadrar tais "autoridades" de um parâmetro comum aos demais seres humanos. No entanto, chega um momento, que alguém especular, e até pede um modesto já chega, como aconteceu hoje. Leia com todos os detalhes:

Senador pede que Sarney se licencie do cargo de presidente da Casa

Cristovam Buarque faz parte de grupo que pediu mudanças no Senado.
Senado está em crise devido a onda de denúncias de irregularidades.

Eduardo BrescianiDo G1, em Brasília

Tamanho da letra

Ampliar FotoFoto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o senador Papaléo Paes (PSDB - AP), nesta segunda-feira (22) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu nesta segunda-feira (22), em plenário, que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), se licencie do cargo como resposta à crise que o Senado vive. O pedido foi feito durante a sessão desta tarde logo após Sarney deixar a cadeira de presidente.

Para o senador, as medidas anunciadas por Sarney estão em ritmo aquém do esperado e seu afastamento seria necessário. “Peço que o presidente Sarney tire uma licença de 60 dias, que passe a presidência para o vice-presidente (Marconi Perillo (PSDB-GO), que eu espero que tenha velocidade maior. (...) Não dá para esperar mais 60 dias. Não dá para achar o caminho na velocidade do presidente Sarney”. Para Cristovam, a licença acabaria com o fato de Sarney sempre ter que dar explicações quando está ocupando a cadeira de presidente.

O senador do PDT disse ter sido alertado pelo próprio Sarney que a crise da Casa, que teria começado ainda sob a presidência de Renan Calheiros (PMDB-AL), é estrutural. Cristovam disse que foi o próprio Sarney que o alertou em 2007 sobre a velocidade da internet e da necessidade de respostas rápidas. "Ele agora não está conseguindo responder ao que ele próprio observou".

Cristovam faz parte do grupo de senadores que entregou na semana passada uma carta com propostas para a Casa superar a crise. A principal medida pedida na ocasião foi a saída do diretor-geral, Alexandre Gazineo. Sarney convocou uma reunião para esta terça-feira (23) para discutir este tema.

O pedido de licença feito por Cristovam aconteceu após discurso do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que se concentrou nos ex-diretores do Senado Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi.

Virgílio pediu que Sarney rompa seus laços com Agaciel e disse que não hesitaria em ir ao Conselho de Ética contra o presidente do Senado. Recentemente, Sarney foi padrinho de casamento da filha do ex-diretor-geral do Senado. O peemedebista respondeu dizendo que não foi eleito para "limpar as lixeiras da Casa" e garantiu que não irá "acobertar" ninguém.

Cristovam defendeu ainda que a Casa faça sessões abertas à sociedade civil para debater sua própria crise. Além dos senadores teriam direito a palavra nestas sessões representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)