NA ÍNTEGRA: TRAGÉDIA AÉREA AIRBUS COM 228 PASSAGEIROS DESAPARECE

Novo balanço da Air France registra 58 brasileiros a bordo do avião desaparecido

Airbus com 228 pessoas a bordo sumiu dos radares sobre o Atlântico.
Números sobre a nacionalidade dos passageiros divergem.

Do G1, com informações das agências internacionais e da TV Globo

Tamanho da letra

 

Novo balanço da companhia Air France divulgado nesta segunda-feira (1) dá conta de que há 58 passageiros brasileiros e 61 franceses a bordo do Airbus que partiu do Rio de Janeiro no domingo rumo a Paris e desapareceu dos radares no caminho sobre o Oceano Atlântico.

 

Cobertura completa: voo 447

 

Saiba como obter informações sobre o voo


Segundo o site oficial da companhia, também estariam a bordo 1 sul-africano, 26 alemães, 2 norte-americanos, 1 argentino, 1 austríaco, 1 belga, 58 brasileiros, 5 ingleses, 1 canadense, 9 chineses, 1 croata, 2 espanhóis, 4 húngaros, 3 irlandeses, 1 islandês, 9 italianos, 5 libaneses, 2 marroquinos, 1 filipino, 2 poloneses, 1 romeno, 1 russo, 3 eslovacos, 1 dinamarquês, 1 estoniano, 1 gambiano, 1 sueco, 6 suíços, 1 holandês, 3 noruegueses e 1 turco.

 

A Air France atribui a informação a autoridades brasileiras. A lista oficial de passageiros ainda não foi divulgada.

 

O voo AF 447 tem 228 pessoas a bordo -216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a companhia. Entre os passageiros, há um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens.

 

As buscas prosseguem .

 

 Divergências

Mais cedo, relação divulgada pela Air France no Rio informava que há 80 passageiros brasileiros.

 

A Polícia Federal do Brasil, por sua vez, contabilizou  52 brasileiros a bordo -51 passageiros e um tripulante, segundo a Anac. A nota da Anac informa que havia alguns passageiros com dupla nacionalidade.

 

 

Foto: AFP
Parente de passageiro do voo AF 447 é levado a área restrita do aeroporto internacional do Rio de Janeiro. (Foto: AFP)

 

Veja mais imagens

 

Saiba, hora a hora, o que aconteceu com o avião

 

Leia também: Chance de haver sobreviventes é escassa, diz Sarkozy

 

Leia também: Sarkozy fala com Lula sobre o acidente

 

Veja alguns nomes de pessoas que estariam a bordo, segundo parentes e empresas

 

 

Assista ao lado: saiba como ocorreu o desaparecimento

 

Os números dos dois balanços da Air France também não batem com os divulgados mais cedo pelo ministro francês de Transportes, Jean-Louis Borloo. Segundo ele, maioria dos passageiros era de brasileiros.


Segundo Borloo, além dos brasileiros, haveria entre 40 e 60 franceses e 20 alemães. Fontes da imprensa também citam seis dinamarqueses, cinco italianos, três marroquinos e dois libaneses, mas ainda não há confirmação oficial. O premiê britânico, Gordon Brown, disse temer que houvesse britânicos a bordo.

 

Foto: AP
Foto de arquivo, não datada, mostra o avião Airbus A330-200, matrícula F-GZCP, que desapareceu nesta segunda-feira (1) sobre o Oceano Atlântico. (Foto: AP)

O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a empresa, deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

 

A companhia disse que a aeronave estava em uso desde 2005, tinha 18.870 horas de voo e passou por manutenção técnica pela última vez em 16 de abril.

 

A companhia Air France informou que o avião mandou uma mensagem automática às 2h14 GMT desta segunda-feira (23h14 de domingo em Brasília) avisando sobre uma pane elétrica.

 


 

 

Veja algumas hipóteses prováveis sobre o que pode ter acontecido

 

Leia também: Área do desaparecimento está sob 'tempestade contínua', diz meteorologista

 

Leia também: Fabricante diz não querer especular sobre o acidente

 

O aviso teria sido mandado depois que o avião comercial, um Airbus 330-200, atravessou uma área de tempestade, em que enfrentou forte turbulência.

 

François Brousse, diretor de Comunicação da empresa, disse em Paris que a hipótese "mais provável" é que a aeronave tenha sido atingida por um raio.

 

O diretor-executivo da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, disse que possivelmente se está "diante de uma catástrofe aérea".

 

Assista ao lado: saiba mais sobre o avião acidentado

 

O comandante, segundo a Air France, tinha 11 mil horas de voo. Os copilotos tinham 3 mil e 6,6 mil.

 

A Air France colocou à disposição de familiares um telefone que centraliza informações sobre o acidente:


0800 881 2020 para o Brasil 
0800 800 812 para a França,

e + 33 1 57 02 10 55 para outros países

 

Leia nota da Air France sobre o acidente

 

Leia também: No Rio, parentes buscam informações

 

Leia também: Air France monta sala de atendimento no Tom Jobim e em hotel

 

O Globo: Passaporte vencido 'livra' dois passageiros

 

Época: Brasileiro quase embarca 'por engano'

 

Leia também: Alemão ia buscar documentos para casar com brasileira

 

A Air France repassou ao Bureau de Investigação e Análises para a Segurança de Aviação civil , organismo responsável na França pelas investigações técnicas sobre acidentes e incidentes da aviação civil, e para a Airbus, fabricante do avião, as informações que tem em seu poder sobre o desaparecimento.

 

 Buscas

 

Foto: Arte G1
Mapa divulgado pela Força Aérea Brasileira mostra o que se sabe até agora sobre o desaparecimento. (Foto: Arte G1)

O voo, que começou o procedimento de voo  às 19h03 do domingo e decolou às 19h30, segundo a Aeronáutica, fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III) a 565 km de Natal, informando que entraria no espaço aéreo de Dacar, no Senegal, às 23h20 de Brasília, segundo a Aeronáutica.

 

Às 22h48 (horário de Brasília), quando a aeronave saiu da cobertura do Cindacta, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 11 quilômetros de altitude e a uma velocidade de 840 quilômetros por hora.

 

Leia a íntegra da nota da Aeronáutica

 

Os controles aéreos civis brasileiro, africano, espanhol e francês tentaram estabelecer contato com o voo, mas não obtiveram sucesso.

 

Três aviões da Força Aérea Brasil e três navios da Marinhabuscam o avião . Segundo o assessor de imprensa da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, as buscas foram iniciadas ao nascer do sol. “Aeronaves da Força Aérea Brasileira, a partir de Fernando de Noronha, no sentido de Paris, buscam a aeronave desaparecida”, disse Munhoz.


De acordo com o coronel, o avião não foi detectado nos radares da Ilha do Sal, que fica no meio do caminho entre Brasil e Europa. “Em consequência disso, a Força Aérea Brasileira foi acionada durante a madrugada para que as buscas fossem iniciadas com o nascer do sol.”

 

O assessor da Aeronáutica explica que o departamento de controle do espaço aéreo tem uma cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil. Boa parte do Oceano Atlântico está sob a responsabilidade do país, de acordo com tratados internacionais. Portanto, as buscas estão a cargo do país.

 

Uma aeronave militar francesa deixou Dacar, no Senegal, para tentar localizar o avião , informou a embaixada da França naquele país africano.

 

Um avião da guarda civil espanhola somou-se nesta segunda-feira às buscas do A330 da Air France que fazia o voo Rio-Paris e que desapareceu no oceano Atlântico, informou o ministério espanhol do Interior.

 

Leia também: Radioamador ajuda nas buscas

 

Segundo Carlos Camacho, diretor de segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas, o avião pode estar fora do perímetro brasileiro. “Se o piloto estava seguindo para Paris, a 800 km/h, ele estaria perto de pousar, cerca de quatro horas do procedimento de pouso. É muito provável que ele esteja no perímetro dos continentes europeu e africano.”

 

Foto: Reprodução/TV Globo
Painel do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, aponta o voo AF 447 como atrasado. (Foto: Reprodução/TV Globo)

O ministro francês do Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, disse em entrevista à radio France Info que, infelizmente, deve-se esperar pelo "mais trágico cenário", uma vez que a reserva de combustível do avião já deve ter acabado. Ele também descartou a possibilidade de sequestro e disse que o mais provável é que tenha havido um acidente.

 

O governo francês montou uma "célula de crise" no aeroporto para acompanhar o caso.

 

Saiba mais sobre o avião acidentado

 

Relembre os piores acidentes aéreos recentes

 

Veja videos históricos de acidentes aéreos

 

VC no G1: Conhece alguém que poderia estar no voo? Mande seu relato

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato