NA ÍNTEGRA: SENADOR AMAZONESE PÕE A BOCA NO TROMBONE

Arthur Virgílio diz que Agaciel Maia chantageia e "cala" senadores

PUBLICIDADE

MÔNICA BERGAMO
colunista da Folha

Atualizado às 14h53.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) diz que os senadores estão sendo chantageados pelo ex-diretor do Senado, Agaciel Maia, que deteria informações que poderiam constranger parlamentares, ainda que não tenham feito nada de ilegal ou grave. Ele cita entre os que Agaciel tenta "calar" os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Virgílio disse que vai denunciar as chantagens hoje no plenário do Senado. "Ele [Agaciel Maia] está inconformado porque sabe que acoelhou [tornou dóceis] o Simon, o Suplicy, o Cristovam Buarque. Está faltando ele calar o cara que eclodiu o processo contra ele. Fui eu que eclodi quando disse porque não votava no Sarney [para a presidência do Senado] porque não vai tirar o Agaciel Maia do cargo e não vai mudar os costumes políticos da casa. Ele [Agaciel] sabe que essa confusão se deu por causa de mim."

Virgílio explica por que os senadores foram supostamente "acoelhados": "O Cristovam, deve ter sido besteira mesmo. No caso do Cristovam foi uma bobagem [a mulher do senador teria sido nomeada para um cargo no Parlamento]. Caberia a ele pedir desculpas. Do Simon deve ser menos que isso. Deve ser alguma viagem que ele fez com a esposa, uma besteira que era completamente legal. Infelizmente a imprensa criminalizou isso. O Suplicy, foi o caso da Mônica Dallari [a jornalista, namorada de Suplicy, viajou para o exterior com passagens pagas pelo Senado]."

De acordo com Virgílio, é por isso que "quando a gente fala do assunto [Agaciel Maia], eles fogem do plenário".

Virgílio diz que, em seu caso, Agaciel o ajudou a desbloquear um cartão de crédito no Banco do Brasil quando estava no exterior e ficou "preso" num hotel em Paris, em 2003, por problemas no cartão. Enquanto isso não se resolvia, um funcionário do Senado depositou dinheiro na conta de Virgílio. Ele diz que os recursos foram devolvidos logo depois.

Outro lado

Suplicy negou que tenha sido intimidado por Agaciel. A reportagem não localizou Simon e Cristovam para comentar a declaração de Virgílio.

Suplicy afirmou que nunca comentou sobre nenhum tipo de perseguição com o tucano. O petista disse que vai cobrar uma explicação de Virgílio sobre as declarações. "Não sofri nem nunca relatei nenhum tipo de pressão do senhor Agaciel Maia. Nunca tive nenhuma relação próxima com ele", disse.

O petista disse ainda que a teoria não se justifica uma vez que ele tem "atuado" contra a edição dos atos secretos. "Tomei uma série de medidas contra a edição dos atos secretos, cobrei a nulidade desses atos, pedi e cobrei providências do presidente Sarney [José Sarney, presidente do Senado]", afirmou.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato