LULA VAI ACERTANDO

Em Destaque
Por -
0
ARTIGO

A aposta de Lula vai dando certo

As pesquisas CNT/Sensus e Datafolha divulgadas nos últimos dias mostram dois aspectos positivos para o governo, nos quais mídia e oposição não apostariam há dois meses: a avaliação do governo subiu, voltando aos patamares próximos dos 80% que em política é quase unanimidade, e Dilma Rousseff cresceu nas pesquisas de intenção de voto enquanto José Serra perdeu pontos. Esses resultados podem ser explicados pelos seguintes fatores: o sucesso das medidas anunciadas pelo governo para conter a crise financeira internacional e os 30 minutos de exposição do PT em cadeia de rádio e TV (propaganda partidária), quando a ministra foi a estrela. A performance de Dilma consolida sua posição como candidata do PT à Presidência da República, embora o Datafolha traga um elemento importante que impede o enterro total da hipótese do terceiro mandato: 49% dizem rejeitar tal hipótese, quando em novembro de 2007 esse percentual era de 63%.

Quem sabe ler pesquisas não se surpreende com o avanço da ministra, pois até 30% significaria que ela está dentro do patrimônio eleitoral do PT. Fenômeno seria ela ultrapassar essa faixa. Nesse caso, estaria havendo transferência de votos do presidente Lula, dado com o qual a oposição teria dificuldades de conviver. O maior impacto das informações reveladas pela CNT/Sensus e Datafolha resulta da recuperação da popularidade do presidente Lula. Numa época de crise, com forte queda do emprego e do PIB, Lula mantém popularidade recorde e divide a opinião dos brasileiros sobre a conveniência do terceiro mandato.

No PSDB, o resultado da pesquisa fortalece o governador de São Paulo, José Serra. Embora a vantagem dele em relação a Dilma tenha caído treze pontos percentuais (de 35 - pesquisa de março de 2008 - para 22), ele continua liderando as pesquisas. Pela CNT, a vantagem que era de 29,4 pontos percentuais em março, hoje caiu para 16,9 pontos. A recusa de Serra a entrar em campanha e o impasse na escolha do nome do PSDB não ajudam o governador paulista, mas é intrigante a constatação de que, embora mais conhecido, em nenhum momento ele tenha atingindo os 50% que lhe dariam um mínimo de tranquilidade na competição. Aécio Neves foi ultrapassado pela ministra. Pesquisa do Datafolha de março mostrava o governador mineiro com 17% e Dilma com 12%. Hoje, ele aparece com 14% ante 19% da ministra. A vantagem na CNT/Sensus é ainda maior: Dilma tem 27,8% e Aécio, 18,18%. Em março, esses percentuais eram de 19,9% e 22%, respectivamente.

Em junho, o PSDB também terá ampla exposição em programas de rádio e TV. Serão 30 minutos ao todo, entre um programa nacional de 10 minutos e 20 minutos de inserções ao longo da programação diária. Tanto José Serra quanto Aécio poderão recuperar alguns pontos percentuais ou, pelo menos, parar de cair. Em que pese a distância das eleições, essas duas pesquisas reforçam algumas tendências: a polarização entre PT e PSDB não parece ameaçada; Dilma Rousseff mostrou-se viável e consolida-se como candidata do PT; ficará difícil para o PSDB abrir mão do seu candidato mais forte para enfrentar uma disputa tão acirrada. A julgar pelo desempenho de Dilma em quase um ano, começa a surgir a impressão de que se Lula mantiver a performance e ela aprender a arte de representar o governo de maior aprovação do último meio século de história do Brasil, o jogo começará a ficar difícil para seu adversário. Principalmente porque, enquanto ela vai se transformando na herdeira de Lula, não sabe até agora o que a oposição tem a oferecer.

 

Murillo de Aragão é cientista político

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)