GRIPE SUÍNA CHEGA AO AMAZONAS

Em Destaque
Por -
0
Em nota distribuída à imprensa, a Agência de Comunicação do governo do Estado confirmou o primeiro caso oficial da gripe suína no Amazonas. Cerca de 50 pessoas que tiveram contato com o paciente – que segundo a nota passa bem – estão sendo monitorados. Veja na nota:

“A progressão da atual pandemia determinada pelo vírus Influenza A(H1N1) no mundo, tem demonstrado um alto potencial de disseminação com o registro de 66.697 casos confirmados até 26.06.2009. No Brasil, o número de casos é de 522, detectados principalmente no Sul e Sudeste que, além da pressão do um maior número de casos importados, convive com a estação do inverno, facilitadora da transmissão.

No Estado do Amazonas, os pacientes monitorados e suspeitos têm sido devidamente acompanhados e avaliados e, até o dia 25.06.2008, todos os suspeitos e monitorados foram descartados, através de exame laboratorial específico.

Em 23.06.07, foi atendido no hospital da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, um caso suspeito, definido por critério clínico-epidemiológico, realizada a coleta do material biológico para a confirmação laboratorial, sendo enviado ao Laboratório do Instituto Evandro Chagas em Belém. Em 27/06/2009, o Comitê Estadual de Controle da Influenza A(H1N1), recebeu a confirmação laboratorial do caso. O paciente encontra-se bem, em casa, sob quarentena domiciliar. A vigilância epidemiológica procedeu ao levantamento de todos os contatos, 49 pessoas encontram-se sob monitoramento, todos assintomáticos.

Tratando-se de uma doença de transmissão pessoa a pessoa como a gripe, a disseminação é difícil de ser evitada, buscando a saúde pública medidas de contenção e bloqueio, além das assistenciais, no sentido de minimizar o impacto sobre a saúde da população. O Comitê Estadual encontra-se em vigilância continua, monitorando, avaliando e redefinindo as estratégias e ações em função do momento epidemiológico.”

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)