ENCHENTE NO AMAZONAS: RIO NEGRO PRÓXIMO À DE 1953

Em Destaque
Por -
0

Prédio da Alfândega tomado pelas águas

Lúcio Pinheiro
Especial para A CRÍTICA

 Ao contrário do que previa no dia 1º de junho, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) já acredita que o rio Negro pode, sim, alcançar a cota de 29,69 metros - marca de 1953, quando foi registrada a maior cheia da história em Manaus. O motivo? O médio Solimões continua sendo atingido por chuvas intensas. “Enquanto continuar chovendo e o Solimões não baixar, a água do rio Negro não tem para onde escoar”, disse ontem o superintendente interino do órgão, Marco Antônio Oliveira.

No dia 1º junho, a cheia era considerada apenas a 7ª maior da história, com a marca de 29,15 m. Ontem - 17 dias depois -, com a cota de 29,56 metros, a enchente já é a terceira do rio Negro.

 Segundo monitoramento do CPRM, nos últimos dois dias o rio subiu seis centímetros - três em cada dia. “Se continuar com essa média, poderá atingir a marca de 1953”, admitiu Marco Antônio Oliveira. No dia 1º de junho, data em que foi divulgado o terceiro alerta de cheia, o superintendente do CPRM achava “difícil” o nível chegar a 29,69 m.

 Em 17 dias, as águas do rio Negro sofreram elevação de 38 centímetros. De acordo com o CPRM, nos últimos quatro dias o rio subiu 5 cm, 4 cm, 3 cm e 3 cm. Para chegar aos 29,69 metros, faltam apenas 13 centímetros.

De acordo com o Boletim nº 21 do CPRM divulgado ontem, “o nível d‘água em Manaus sofreu elevação considerável para esta época do ano, aproximadamente 4cm/dia na última semana”.

 Informações das assessorias da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) e da Defesa Civil do Estado é de que os planos para atender os bairros atingidos pela cheia deste ano foram traçados tomando como parâmetro a enchente de 1953.
 
 Segundo a Semdec, nenhum novo bairro seria atingido pelas águas do rio Negro caso fosse atingida a cota de 29,69 m. Hoje, 17 bairros e dez comunidades da zona rural de Manaus sofrem com áreas alagadas.

A Defesa Civil do Estado informou que a partir de hoje será feito um novo levantamento para saber qual o número de novas famílias atingidas com a subida das águas nos últimos dias. 

Fonte: ACritica
 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)