ENCHENTE NO AMAZONAS: CHEIA JÁ É A TERCEIRA MAIOR DA HISTÓRIA

Em Destaque
Por -
0
Cheia de 2009 já é a terceira maior 

Bruno Kelly
No Porto de Manaus, medição diária do nível das águas confirma avanço da enchente. Faltam apenas 23 cm para ser atingida a marca de 1953


Jorge Eduardo Dantas
Da equipe de A CRÍTICA

Com o rio Negro marcando 29,46 metros nesta segunda-feira, Manaus vivencia hoje a terceira maior cheia dos últimos cem anos. A informação, repassada ontem pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) à reportagem de A CRÍTICA, confirma a tendência divulgada no 3º Alerta de Cheias, promovido pelo órgão no início do mês. 

Na ocasião, o CPRM afirmou que, mesmo sem ultrapassar a cheia de 1953, que alcançou 29,69 metros, a cheia deste ano seria uma das maiores da história e tinha potencial para se tornar a quinta maior do último século.

Com os dados divulgados ontem, o fenômeno não só ultrapassou as expectativas mais recentes como ainda vem apresentando números superlativos: apenas de sexta-feira para segunda, o rio Negro subiu 14 centímetros. Somente de domingo para segunda, este acréscimo foi de cinco centímetros. Contabilizando os níveis de subida apenas da primeira quinzena de junho, são, no total, 32 centímetros de acréscimo ao nível da água.

Chuvas acima da média

Segundo o especialista Daniel de Oliveira, da CPRM, a subida do rio Negro se mantém em junho porque choveu mais do que o normal nos últimos 15 dias. “Historicamente, junho recebe uma média de 115, 1 milímetros de chuva durante todo o mês”, contou Daniel. Este ano, contudo, este índice já chegou a 145,8 milímetros, ultrapassando a média histórica para a região da capital e seu entorno. Apenas no último fim de semana, foram 41,9 milímetros de água precipitada em Manaus.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)