Em crise, Senado inaugura Portal da Transparência

Em Destaque
Por -
0

Site traz lista de todos os funcionários efetivos e comissionados da Casa.

Também há dados sobre atos secretos, licitações e gastos de senadores.

Eduardo BrescianiDo G1, em Brasília

Tamanho da letra

Ampliar FotoFoto: Reprodução

Página inicial do Portal da Transparência lançado nesta quarta pelo Senado, que traz informações sobre funcionários e contratos (Foto: Reprodução)

Como reação às sucessivas denúncias contra a Casa, o Senado lançou na tarde desta quarta-feira (24) um “Portal da Transparência”. Está disponível no site a lista com todos os funcionários efetivos e comissionados da Casa. A lista dos terceirizados, segundo a Secretaria de Comunicação Social, será divulgada nesta quinta-feira (25). Na relação publicada aparece o nome do servidor e sua lotação, mas não há divulgação de salários.

O portal tem informações sobre a execução orçamentária da Casa, as licitações e os contratos, os gastos dos senadores com verba indenizatória e a lista dos funcionários. Os boletins suplementares com os atos secretos também estão publicados no novo site.

Segundo as informações divulgadas, o Senado tem 3.408 servidores efetivos e 2.876 funcionários comissionados, contratados sem concurso público. No portal, por exemplo, é possível ver que existem 48 servidores comissionados na Presidência do Senado e somente nove são funcionários efetivos.

Na parte referente a Orçamento é possível verificar a evolução dos gastos na Casa desde 2001 e observar as empresas que receberam recursos do Senado em contratos de prestação de serviço ou alocação de mão-de-obra.

No link de licitações e contratos, aparecem os avisos de concorrências e os resultados. Na parte de verba indenizatória é detalhado os gastos dos senadores nesta rubrica.

Contas secretas

Apesar da iniciativa, outro escândalo envolvendo o Senado foi revelado nesta quarta. O senador Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, denunciou que o Senado Federal tem contas bancárias paralelas à Conta Única do Tesouro Nacional, que é o meio oficial da movimentação de recursos públicos.

A denúncia foi feita por meio de um ofício enviado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), na terça-feira (23), divulgado nesta quarta. Sarney determinou a abertura de uma comissão de sindicância na Secretaria de Controle Interno para apurar a denúncia. Agora a comissão tem sete dias, a partir de quinta-feira (25), para apresentar um resultado.

De acordo com o senador, levantamento pedido por ele à Consultoria de Orçamento da Casa encontrou duas contas paralelas na Caixa Econômica Federal em nome do Senado. Uma delas é conta corrente e a outra conta poupança. Somadas elas estariam com saldo de R$ 3,7 milhões.

Nesta terça, o Senado divulgou a lista dos atos secretos editados pela Casa desde 1996. Ao todo, 663 atos secretos foram lançados em boletins suplementares nesse período, com a nomeação de servidores e a criação de comissões. Apenas um foi cancelado –o que garantia assistência médica vitalícia a ex-ocupantes dos cargos de diretor-geral e secretário geral da Casa.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)