DE IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA DE COARI

Em Destaque
Por -
0

Caros coarienses espalhados pelo mundo todo, amigos internautas, acadêmicos, pesquisadores, historiadores ou qualquer um que queira meter o "bedelho". Todos sabem do trabalho que estou fazendo, no sentido de escrever um tratado sobre as origens de Coari.

Quero informar a todos que o trabalho já está em fase conclusiva. Não com o objetivo de esgotar o assunto, mas contribuir para a reconstrução da nossa história. O período que eu me propus a recriar vai dos registros de Carvajal até a memorável noite de 1932, quando foi realizada a sessão solene para celebrar a elevação de Coari à categoria de cidade. A reunião começou exatamente às 20 horas e foi inflamada por discursos de três cidadãos ilustres da época.

No entanto uma dúvida cruel me abateu, da qual ainda não encontrei resposta. Se alguém puder me ajudar ficarei grato. A dúvida é a seguinte:

No site oficial da Biblioteca Virtual do Amazonas estão as seguintes datas:

Em 01.05.1874, pela Lei Provincial nº 287, a freguesia foi elevada à vila de Coari.

Em 21.05.1874, pela Lei Provincial nº 287, é criado o município de Coari.

Datas que foram propagadas por vários sites, entre eles: Wikipédia, CityBrazil, Rádio Coari AM, inclusive meu Blog, pois julgava ser confiável a fonte.

No entanto, em contato com informações que colhi da Câmara Municipal de Coari, a data, tida como da criação do município de Coari é única e exclusivamente o de 1 de maio de 1874. Que foi no ano de 1874 não tenho dúvida, pois chequei em documentos do século XVIII, que possuo como resultado de pesquisa, mas até o momento não pude constatar em documentos antigos a data de 1 de maio como da criação do município e sim da vila de Coari.

PRIMEIRA PERGUNTA: Uma mesma lei(a Lei Provincial 287) poderia ter discriminado estas duas datas, uma data como elevação à vila e outra como desmembramento de Ega (TEFÉ)?

SEGUNDA PERGUNTA: Esta segunda data (21 de maio) não seria um erro. Uma vez que a Lei só poderia ser promulgada em uma única data? E a data que foi promulgada foi realmente 1 de Maio de 1874.

TERCEIRA PERGUNTA: A elevação à vila importaria na criação do município automaticamente?

Se não consegui ser bem claro, me desculpem. Se alguém poder ajudar a esclarecer esta incerteza que inclusive vai se espalhando pela internet, por favor entrem com comentários. Obrigado.



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)