QUANDO REALMENTE A ENCHENTE VAI PARAR?

Em Destaque
Por -
0
Nós aqui do Amazonas estamos acostumados com a cheia e a vazante de rios e lagos. De um tempo para o outro estamos caminhando no leito dos rios no período da seca e meses depois tudo está coberto pelas águas abundantes. O homem amazônico estava acostumado com os tempos e períodos da natureza.

Estava... Porque de uns tempos para cá as coisas mudaram. Chove em época de estiagem, faz frio quando era pra fazer calor, a seca é gigantesca e as enchentes horríveis. Não está dando pra calcular muita coisa quando elas dizem respeito à natureza. Temos como exemplo a enchente deste ano.

Com a palavra supervisor de hidrologia do Serviço Geológico do Braga (CPRM), engenheiro hidrólogo Daniel de Oliveira. O meu “chará” diz que O nível de subida do rio Negro, e da baixa no Solimões registrados no ultimo final de semana dão sinais de que o período de enchente pode está chegando ao fim, porque em Tabatinga o nível da água baixou 3 centímetros, sendo 1 centímetro de sábado para domingo, e mais dois de domingo para segunda-feira.

No entanto, não descarta a possibilidade desta baixada de água ser apenas um repique. Segundo ele, em 1953, ano da maior cheia na séria histórica que conta desde 1902, mostra que o nível do Negro também teve várias subidas de 1 centímetro, e ainda assim conseguiu atingiu atingir 29.69 metros no pico da cheia, no mês de junho.

Ele não dá certeza, diz apenas que é possível que a cheia esteja chegando ao fim. Os estudos mostram 6% da vazante termina no mês de maio, mas nenhuma não atingiu mais de 28 metros.

O percentual de 76% da cheia indica que ela termina em junho, e os 18% restantes mostra que a enchente pode chegar ao fim no mês de julho. 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)