ENCHENTE: MAIS DETALHES SOBRE O NÍVEL DAS ÁGUAS

Em Destaque
Por -
1
Por coincidência, a cota do rio Negro, é idêntica a registrada no dia 11 de maio de 1953, ou seja, 28,95m. Assim como em 1953, ano em que foi registrada a cheia histórica no Amazonas, ontem a cota do rio Negro alcançou 28,95 centímetros, cinco centímetros a mais da cota de emergência que é de 28,90 cm. 

Desde o último sábado (9), conforme o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), a cota de emergência do rio já tinha sido superada, quando o nível do rio Negro alcançou 28,91 centímetros. Em 1953, o rio Negro atingiu a cota máxima de 29,69 cm.
 
O terceiro alerta emitido pelo CPRM será divulgado no dia 31 deste mês. Na ocasião, o nível do rio Negro e os demais rios que compõem a bacia hidrográfica amazônica terão seus níveis divulgados, bem como devem ser feitas projeções para o próximo mês. No primeiro alerta, emitido em 30 de abril, o CPRM divulgou que o rio Negro subiu cerca de 3 centímetros por dia, subida semelhante ao que tem sido registrado no mês corrente. 

Conforme o superintendente regional do CPRM, Marco Antônio Oliveira, os resultados dos monitoramentos estão sendo encaminhados para Defesa Civil do Estado e do Município, e para o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) com antecedência de 75, 45 e 15 dias da previsão da máxima cheia do rio Negro, que costumeiramente ocorre em meados de junho. 

De acordo com Marco Antônio, à medida que se aproxima o mês de junho as previsões de cheia se tornam mais precisas, em especial após o segundo alerta de cheia que possibilita 87% de certeza quanto ao nível de cheia para junho. Segundo o superintendente, para 2009 a previsão é de que o rio Negro alcance entre 29,25 cm e 29,95m, o que seria a maior cheia do século.

MICHELE GOUVÊA
Especial para o EM TEMPO
michelegouvea@emtempo.com.br
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Olá,
    Está disponível um mapeamento colaborativo para informações das enchentes que atingiram centenas de municípios do Norte e Nordeste.
    O Mapa das Chuvas serve como fonte de informação e mobilização: http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&gl=br&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=100374662664139959415.00046968c8cd6a4596eb6

    Matéria do Global Voice cita no mapa na lista de ações de ciberativismo ligado a mudanças climáticas: http://globalvoicesonline.org/2009/05/11/brazil-when-climate-change-meets-cyber-activism/

    Quem quiser colaborar com as informações basta seguir as dicas de edição disponíveis na página.


    Este é um convite para essa experiência de colaboraçao informativa.

    abraços
    Sarita Bastos
    Jornalista
    São Luís - Maranhão

    ResponderExcluir
Postar um comentário