UMA QUEBRA DE PARADIGMA VEM AÍ

Em Destaque
Por -
0

YouTube e Facebook no trabalho melhoram produtividade, diz estudo

Publicada em 02/04/2009 às 12h52m

Reuters

MELBOURNE - Foi pego checando o Twitter, Facebook ou Orkut no trabalho? Pois isso faz com que você se torne um funcionário melhor, segundo um estudo australiano que afirma que navegar pela internet durante o horário de trabalho aumenta a produtividade.

O estudo da Universidade de Melbourne indica que as pessoas que utilizam a internet no trabalho por motivos pessoais são cerca de 9% mais produtivas que os que não o fazem. O autor do estudo, Brent Coker, do departamento de Gestão e Marketing da universidade, afirma que "a navegação ociosa na internet no local de trabalho" ajuda a ajustar a concentração dos funcionários.

- As pessoas precisam se distrair um pouco para recuperar a concentração - afirma ele no site da universidade (www.unimelb.edu.au/) - Pausas curtas e moderadas, como uma rápida navegação pela web, permitem que a mente descanse, levando a uma concentração total maior para o dia de trabalho e, como resultado, a um aumento da produtividade - acrescenta.

Segundo o estudo, feito com 300 funcionários, 70% das pessoas que utilizam a internet no trabalho se distraem com esse tipo de navegação. Entre as atividades mais populares estão a busca de informação sobre produtos, leitura de notícias online, jogos online e vídeos no YouTube.

- As empresas gastam milhões em software para impedir que seus empregados assistam vídeos, utilizem redes sociais ou façam compras online, sob o argumento de que essas atividades têm um alto custo em produtividade - assinala Coker - Nem sempre este é o caso.

No entanto, Coker afirmou que o estudo procurou pessoas que navegam com moderação, ou ficam na internet menos de 20% do tempo total que passam no escritório.

- Aqueles que se comportam com tendências compulsivas na internet terão produtividade menor do que os outros - disse ele.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)