Regularização de título eleitoral deve ser feita até esta quinta-feira

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições, ou turnos, devem ficar atentos, pois termina nesta quinta-feira, 16, o prazo para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. A atualização é para quem se ausentou nas três últimas eleições. A ausência em um turno eleitoral também é computada. O eleitor que não tiver as pendências quitadas com a Justiça Eleitoral terá o título cancelado. 

Depois do dia 16, o eleitor terá de solicitar a um juiz eleitoral o restabelecimento da inscrição do documento, por meio de uma carta. A conclusão desse processo é demorada, dura cerca de 45 dias.

DOCUMENTOS – O cidadão terá de apresentar o próprio título eleitoral ou qualquer outro documento com foto emitido por órgão público, como carteira de identidade, de motorista, de trabalho ou de reservista. É cobrada uma taxa de R$ 3 por cada turno que a pessoa não tenha votado.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 582.828 eleitores em todo o Brasil estão nessa situação. 

SANÇÕES – Além de ter o documento cancelado, quem não regularizar a situação estará sujeito a sanções, como a proibição de se inscrever em concurso e exercer função ou receber remuneração do setor público. O cidadão nessa situação também ficará proibido de participar de concorrência pública ou administrativa nas esferas federais, estaduais ou municipais e impedido de obter passaporte, carteira de identidade ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino público. 

Eleitores maiores de 16 e menores de 18 anos, assim como os idosos acima de 70, não precisam regularizar o título.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato