CHEIAS DE RIOS AFETAM INTERIOR DO AMAZONAS



Divulgação
Até agora, o Município mais afetado pelas enchentes é Guajará, localizado na divisa com o Estado do Acre


Elaíze Farias
Da equipe de A CRÍTICA

Comunidades ribeirinhas e da zona urbana dos municípios do interior já começaram a ser afetadas pela enchente das bacias do alto rio Solimões e Alto Juruá. O Município mais afetado é Guajará, localizado na divisa com o Estado do Acre, no Alto Juruá. Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Roberto Rocha, até ontem 250 famílias de comunidades ribeirinhas foram desalojadas e enviadas para abrigos ou levadas para casas de familiares.

"Os leitos do Alto Juruá são muito estreitos. É uma microbacia que enche muito rápido. O rio subiu dois metros rapidamente neste período. E ano passado aquela região foi muito castigada, com a constante chuva. As famílias foram para um local seguro. A área onde vivem as comunidades ribeirinhas é uma planície alagadiça", afirmou.

Cidades vizinhas a Guajará também estão na rota da enchente, como Ipixuna e Eirunepé. Comunidades dos municípios localizados na região do Alto Rio Solimões também já estão sentindo os efeitos da enchente. "Benjamin Constant e Atalaia do Norte estão sendo atingidas em áreas rurais por inundações bruscas em virtude das precipitações pluviométricas aliadas ao aumento do índice das cotas dos rios que atingiram o nível de Situação de Emergência", informou nota da Defesa Civil.

Baixo Amazonas

Algumas cidades do baixo rio Amazonas estão na mesma situação. O Município de Barreirinha já vem sofrendo com as enxurradas. A situação foi confirmada pela Defesa Civil Estadual. Boa Vista do Ramos, vizinha de Barreirinha, também começa a ser atingida, embora as inundações ainda não tenham sido confirmadas pela Defesa Civil.

De acordo com o alerta da Defesa Civil divulgado ontem, no rio Purus, o Município de Canutama está com a cota em elevação contínua que poderá atingir o nível de Situação de Emergência em dez dias. O alerta informa também que o Município de Itacoatiara está a 20 centímetros de atingir a cota de atenção e o Município de Barreirinha está sendo afetado por enxurradas e inundações bruscas induzidas pelas fortes chuvas que caíram neste período, chegando a atingir a área urbana do Município, causando danos materiais e prejuízos sociais e econômicos.

Roberto Rocha afirmou que somente nesta quarta-feira a Defesa Civil terá uma contabilidade mais completa sobre os números de comunidades e famílias afetadas pela enchente das bacias hidrográficas do Estado do Amazonas. Ele disse que, por enquanto, os órgãos de Defesa Civil dos municípios estão terminando os levantamentos sobre a situação das comunidades.

A CRITICA

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato