CAMARGO CORRÊA E POLÍCIA FEDERAL

25/03/2009 - 14h08

PF prende dez suspeitos por crimes financeiros; Camargo Corrêa é alvo de operação

PUBLICIDADE

colaboração para a Folha Online

A Polícia Federal prendeu dez pessoas suspeitas de cometerem crimes financeiros e lavagem de dinheiro em operação deflagrada nesta quarta-feira. Entre os presos estão quatro diretores e duas secretárias da construtora Camargo Corrêa.

De acordo com a PF, a operação, batizada de Castelo de Areia, foi deflagrada para desarticular uma quadrilha inserida na construtora. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos locais do país.

Em um dos locais investigados no Rio, a polícia apreendeu mais de R$ 1 milhão. Ao todo, foram expedidos dez mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão.

Por meio de nota, a Camargo Corrêa se disse perplexa com a operação e que confia nos funcionários detidos, embora ainda não tenha acesso às informações da PF.

"A Camargo Corrêa vem a público manifestar sua perplexidade diante dos fatos ocorridos hoje pela manhã, quando a sua sede em São Paulo foi invadida e isolada pela Polícia Federal, cumprindo mandado da Justiça. Até o momento a empresa não teve acesso ao teor do processo que autoriza essa ação", afirmou a empresa.

Políticos

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, a investigação vai respingar em alguns dos principais partidos políticos do país.

Os principais crimes investigados pela Polícia Federal na operação são evasão de divisas, operação de instituição financeira sem a competente autorização, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e fraude a licitações. Somadas, as sentenças por esses crimes podem chegar a 27 anos de prisão.

Segundo a Polícia Federal, a quadrilha movimentava dinheiro sem origem lícita aparente através de empresas de fachada e operações conhecidas como dólar-cabo --sem registro no Banco Central, através de depósito em conta brasileira de doleiros que possuem contas no exterior para transferência ao destino final do dinheiro.

O objetivo era prender funcionários da construtora, além do articulador do esquema criminoso e dos doleiros identificados, segundo comunicado da PF.

Diversos clientes dos doleiros investigados foram também identificados e podem responder por crime de evasão, cuja pena chega a seis anos de prisão. Serão instaurados inquéritos policiais para apurar suas participações.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato