ANO QUE VEM ANO POLÍTICO

Bancada ensaia acordos 

Luiz Vasconcelos - 19/agosto/2008
Deputado Praciano diz que decisão é do PT



Antônio Paulo
Da equipe de A CRÍTICA

BRASÍLIA (SUCURSAL) - A um ano e sete meses das eleições de 2010, a bancada federal do Amazonas, no Congresso Nacional, já articula seu futuro político preocupada com os mandatos de deputado federal e de senador. Entre os oito membros da Câmara dos Deputados, quatro têm certeza que concorrerão à reeleição. A outra metade está dividida se disputa cargos como vice-governador e de senador da República. É o caso dos deputados Átila Lins (PMDB), Silas Câmara (PSC), Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Francisco Praciano (PT). 

O atual presidente do PSC do Amazonas e presidente da Comissão da Amazônia, Silas Câmara, vem trabalhando para ser o deputado federal mais votado das eleições do ano que vem. Voltado para as prefeituras municipais, pescadores e evangélicos, o parlamentar também articula nos bastidores para sair candidato a vice-governador seja do ministro Alfredo Nascimento (PR) ou de Amazonino Mendes (PTB) também provável candidato ao Governo Estadual. "Estou trabalhando para ser o primeiro dos oito deputados federais mais votados, mas também estou à disposição do meu grupo político (a Igreja) para qualquer outro cargo", tem dito repetidamente Silas. 

Seu rival imediato no interior, o deputado Átila Lins, também diz que seu objetivo é o sexto mandato de deputado federal. Tem recusado convites para concorrer ao Senado porque ele acredita que as duas vagas estão garantidas para o governador Eduardo Braga e o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), mas não descarta uma vice-governadoria na chapa de um dos candidatos da base aliada ao Governo do Estado.

Com reeleição quase certa para o quarto mandato, Vanessa Grazziotin não esconde que quer disputar uma das duas vagas ao Senado. Ela começa a articular para ser o segundo nome da chapa de Braga. A deputada a única, até agora, que parece não temer os dois principais nomes dessa disputa em 2010: Braga e Arthur Neto. Nas primeiras pesquisas eleitorais divulgadas, Vanessa é a terceira colocada para o Senado, ficando atrás do governador e do senador tucano.

Também cotado e citado nas pesquisas de intenção de voto para disputar uma vaga ao Senado, o deputado Praciano afirma que o caminho natural é a reeleição. "Poderei concorrer a outro cargo, mas essa posição e decisão quem vai tomar é o PT do Amazonas", diz o parlamentar. Terceiro mais votado para deputado federal, em 2006, e tendo obtido 12% dos votos (111,5 mil votos) para a Prefeitura de Manaus, no ano passado, Praciano já aparece nas pesquisas como o candidato preferencial do eleitorado manauense, com o desgaste do deputado estadual Wallace Souza (PP), que vinha liderando as intenções de voto para deputado federal no Amazonas. 

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. acho uma falta de vergonha na cara dessas pessoas que insistem que o nena assuma a prefeitura acima de tudo e de todos, será que o povo nao tem mas direitos como cidadãos que pagam seus impostos, como vai ficar a nossa situação, pois parece que estamos voltando aos tempos da ditadura, onde nao tinhamos direitos somente deveres,temos que refletir sobre nossas vidas será que o futuro de manicoré está a beira de um caos onde a população acorda num dia com um prefeito na prefitura e no outro dia com outro, onde vamos parar? como ficam nossas crianças, as escolas que estão sendo prejudicadas por falta de professor, merendeiras, merendas e etc..., somos praticalmete obrigados a viver assim sem escolhas, estamos ficando loucos ou sendo dominados por loucos que buscam apenas o proprio enriquecimento, então convidos a todos aqueles que buscam seus direitos que reflitam na sociedade e nao somente em si próprio, que entre nessa luta, deforma a pensar no bem esta da população, amo manicoré e não o quero ver destruido por pessoas egoistas e mesquinhas, assim digo que todos sejamos coerentes e precisos em nossas decisões.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato