AMAZONAS: CASOS DE DENGUE NO INTERIOR SUPERAM OS DA CAPITAL

Em Destaque
Por -
0
O período de cheia dos rios fez aumentar os casos de dengue no interior do Amazonas, segundo o diretor-técnico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque. Foram 202 casos de dengue notificados no mês passado nos municípios  de Parintins  e Coari. 

Pela primeira vez, os casos de dengue no interior superaram o númerode casos  da doença registrados em Manaus (144).  

"Normalmente, 95% dos casos de dengue acontecem no primeiro semestre do ano, justamente quando as águas  dos rios  estão subindo, além das cheias, a falta de saneamento e descuidoda sociedade são fatores que contribuem para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, no interior", explicou Bernardino Albuquerque. Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil, a última medição feita no rio Amazonas  mostrou  que ele media 6,9 metros, meio metro acima do que foi constatado no mesmo período do ano passado pelo órgão. Em Manaus, a maior quantidade de focos da doença está na  zona Leste, nos bairros  Jorge Teixeira e São José, e na zona Centro-Oeste, nos  bairros  Educandos, Raiz e Petrópolis. 

A FVS registrou apenas uma morte de dengue hemorrágica, de acordo com Bernardino Albuquerque. 

Nesta semana, serão apresentados os relatórios oficiais das  operações de combate à dengue feitas  nas cidades  do interior e em Manaus. O trabalho conjunto das  Forças Armadas, da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado iniciou no mês passado. Segundo Bernardino, mesmo que alguns  desses órgãos  se afastem da operação, os trabalhos  de combate a dengue vão continuar.  "Os agentes comunitários  continuaram com os  trabalhos  de  visitas nas casas, fumaçeiro com lavircida e tratamento nos pontos de proliferação". 

Tipos 

Dos  quatro tipos  de dengue, o tipo três é o que mais atinge pessoas no Amazonas. Bernardino explicou  que,  se uma pessoa que já foi contagiada por um tipo de dengue e, posteriormente, for infectado novamente pelo mesmo tipo, o impacto da doença será menor.  "Caso contrário a probabilidade é que a doença se manifeste com mais intensidade e a recuperação  será mais complicada".

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)