JAPURÁ: CANDIDATOS A PREFEITO EM PLENA CAMPANHA

Sylvia Koeler
Especial para O TEMPO
politica@emtempo.com.br


No município de Japurá (1.050km de Manaus) os candidatos a prefeito Raimundo Guedes dos Santos (PC do B), o Guedinho e Maria Rosineide Mourão Solarte (PMDB), conhecida como a Bebequinha disputam no corpo-a-corpo os votos dos 1.837 eleitores no dia do pleito marcado para 15 de fevereiro.

''Como não temos estação de rádio na cidade, não há programa eleitoral. Os candidatos fazem campanha no corpo-a-corpo”, explicou a juíza eleitoral de Japurá, Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira.
Os dois candidatos que disputaram as eleições para prefeito no dia 5 de outubro de 2007, estão nas ruas todos os dias para conquistar os eleitores. “A campanha eleitoral está bastante corrida, meu pai visita todos os dias bairros e comunidades para pedir votos”, falou Guedes, filho do candidato Guedinho. A cunhada da candidata Bebequinha, Raimunda Oliveira, também disse que a estratégia de campanha é também no corpo-a-corpo. “Bebequinha está visitando durante toda esta semana as comunidades rurais para conseguir votos”, contou.
Com quatro locais de votação e nove sessões eleitorais, sendo seis na sede do município e três nas comunidades rurais de Acanauaí, Vila Bittencourt e São José do Apaporis, pelo calendário eleitoral o resultado das eleições deve ser divulgado até o dia 18 de fevereiro. 
Porém, a juíza eleitoral falou que o TRE-AM está pleiteando junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pontos de transmissão dos dados das urnas na Zona Rural. “Se houver ponto de transmissão, como houve em 2008, o resultado sairá às 21h no dia da eleição. Senão o resultado do novo prefeito eleito será conhecido na manhã do dia seguinte do pleito por causa da distância das comunidades como Acanauaí, distante três horas de barco de Japurá”, contou Elza. 
Após o resultado das eleições, os candidatos terão até o dia 20 deste mês para prestarem contas da campanha eleitoral. “Até o dia 27 vou julgar a prestação de contas. A diplomação do prefeito, pelo calendário eleitoral, deve acontecer até o dia 2 de março”, adiantou a juíza.
A nulidade do resultado das eleições 2008 foi decretada e o candidato Gefferson Almeida de Oliveira (PTB), eleito por maioria de votos em 2008, teve o registro de candidatura cassado por não possuir domicílio eleitoral e filiação partidária na Zona Eleitoral de Japurá. Ele recorreu da decisão, mas teve o recurso negado pelo TSE.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato