DO NOBLAT: EXPLICANDO A VITÓRIA DE SARNEY

Em Destaque
Por -
0

Sucessão no Senado - Sarney venceu!

José Sarney (PMDB-AP) foi eleito pela terceira vez presidente do Senado. Obteve 49 votos contra 32 conferidos a Tião Viana (AC), candidato do PT.

Em 1995, quando se elegeu pela primeira vez, Sarney derrotou Lauro Campos (PT-DF) por 61 votos contra sete. Em 2003, sem adversário, foi eleito com os votos de 76 dos 79 senadores presentes à sessão.

- Sou candidato porque minha experiência poderá ajudar o país a enfrentar a crise mundial - justificou Sarney na semana passada.

Ele foi candidato, antes de tudo, porque seu grupo político passa por um aperto brabo no Maranhão. Roseana, a filha dele, perdeu o governo em 2006 para o atual governador Jackson Lago (PDT).

A Polícia Federal investiga os negócios de Fernando, o filho-empresário de Sarney. Por sinal, O novo presidente do Senado anda furioso com o ministro Tarso Genro, da Justiça, a quem a Polícia Federal se diz subordinada.

Prestes a se operar de um aneurisma cerebral, Roseana foi quem mais estimulou o pai a sair candidato a presidente do Senado. Ele acabou cedendo às pressões da filha, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e da maioria dos seus colegas de partido.

Imaginou que Tião desistiria de ser candidato para escapar de uma surra humilhante. Com a adesão do PSDB a Tião, temeu ser derrotado.

Se ouvirem que o Senado saiu dividido da eleição e que Sarney enfrentará forte resistência para comandá-lo, não acreditem.

Primeiro porque Sarney é suficientemente hábil para se recompor com os que lhe negaram o voto. Segundo porque o Senado é um clube, como certa vez disse o então senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ) 

Um clube luxuoso, que provê as necessidades dos associados e onde todos são ou acabam se tornando amigos. Foi por isso que Renan escapou duas vezes de ser cassado sob a acusação de ter usado dinheiro de um lobista de empreiteira para pagar despesas de uma ex-amante.

Para se eleger, Tião acenou com mudanças radicais no funcionamento do Senado. Dificilmente teria força política para promovê-las.

Sarney esquivou-se de acenar com mudanças. Poucos são os senadores de fato interessados em mudar qualquer coisa ali dentro.

Mesmo tendo perdido a eleição, o PT não criará problemas para Lula - era só o que faltava! O PT é o partido do presidente - embora, de há muito, Lula tenha deixado de ser o presidente do PT.

Em troca da derrota, o PMDB tentaria arrancar mais alguns cargos no governo.

Como ganhou, tentará do mesmo jeito.


FONTE: BLOG DO NOBLAT

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)