CIÊNCIA: DOIS SATELITES SE CHOCAM NO ESPAÇO


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009, 14:33 | Online

Colisão entre satélites cria nuvem de destroços no espaço

Choque entre Iridium 33 e um velho satélite russo é o primeiro grande acidente registrado no espaço


Associated Press


Divulgação/ESA

Mapa do lixo espacial conhecido acumulado na órbita da Terra

MOSCOU - Dois grandes satélites de comunicação chocaram-se na primeira colisão do tipo já registrada em órbita, gerando duas nuvens de destroços que oferecem um pequeno risco para a Estação Espacial Internacional (ISS) e para o próximo voo de um ônibus espacial, previsto para o fim deste mês, mas que são um grande perigo para outros satélites não tripulados.

 

A Nasa diz que serão necessárias semanas para determinar a magnitude total da colisão, que ocorreu 800 km sobre a Sibéria, no nordeste da Rússia. "sabíamos que um dia ia acabar acontecendo", disse Mark Matney, um cientista especializado em destroços espaciais do Centro Espacial Johnson, na Nasa.

A Nasa acredita que o risco para a ISS e os três astronautas a bordo é baixo. A ISS orbita a Terra a uma altitude que é cerca de 430 km mais baixa que a do impacto. Também não deve haver perigo para o ônibus espacial com decolagem prevista para 22 de fevereiro, mas esse prognóstico será reavaliado nos próximos dias.

 

LEIA MAIS EM: ESTADÃO ON LINE

2 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Assassino recebe asilo político, como é que pode?
    Asilo político não é só para quem sofre perseguição política?
    Esse ai estava sendo perseguido pela policia, a INTERPOL não deveria mandá-lo de volta para responder pelos seus crimes?

    ResponderExcluir
  2. COMO ESTA A TERRA AGORA

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato