DO NOBLAT: SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Em Destaque
Por -
0

Lula fala de sucessão, telhado de vidro e alfineta FHC

Em café da manhã com jornalistas que cobrem as atividades do Palácio do Planalto, Lula disse hoje uma porção de coisas em resposta a perguntas que lhe fizeram. Destaquemos e analisemos algumas:

* Disse que ainda não se definiu sobre a indicação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para ser a candidata à sua sucessão e que sequer conversou com ela a respeito.

(A primeira parte é uma verdade relativa. A auxiliares, governadores e líderes dos partidos que o apóiam, Lula tem dito que Dilma é o melhor nome para sucedê-lo, mas que precisa ainda ser testada. A segunda parte é mentira. Ele já conversou com Dilma a respeito, sim. Várias vezes.)

 Disse que a antecipação do debate sobre a eleição de 2010 só interessa à oposição. "O governo não vai aceitar campanha no ano que vem", explicou.

(Foi ele que antecipou em meados deste ano o debate ao começar a falar abertamente no nome de Dilma para sua sucessão. Isso não tem mais volta. Não depende mais dele.)

* Disse que não pretende se candidatar à presidência de novo em 2014, nem ao Senado. E descartou a tentativa de um terceiro mandato consecutivo: "Eu não trabalho com essa hipótese absurda."

(O futuro a Deus pertence. A hipótese do terceiro mandato consecutivo é remotíssima, a se levar em conta o que Lula diz e repete. Quanto à volta em 2014 ou 2015: vai depender do fim da reeleição e do desempenho do próximo presidente.) 

* Alfinetou Fernando Henrique Cardoso: "Eu quero que o próximo presidente se dê melhor do que eu. Ex-presidente dará contribuição extraordinária se ficar quietinho, pois ex-presidente tem muito telhado de vidro."

(Lula sabe quanto é de vidro o seu próprio telhado. A rigor, poupou o telhado de vidro do seu antecessor, assim como espera que poupem o seu.)

* Disse ser contrário ao aumento do número de vereadores aprovado pelo Congresso, mas que isso é problema do próprio Congresso.

(CPI também é problema do Congresso e, no entanto, Lula se meteu para sufocar todas que pudessem incomodá-lo - e foi bem-sucedido. Deixou correr frouxa a criação de mais 7 mil novas vagas de vereadores porque não quis se indispor com os partidos que o apóiam - todos favoráveis à idéia.)  

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)