COARI

Coari é um município brasileiro do estado do Amazonas. É a quarta cidade mais rica do Norte brasileiro, superado apenas por Manaus, Belém,e Porto Velho. A cidade está localizada no Rio Solimões entre o Lago do Mamiá e o Lago de Coari, traz em sua herança e memória e força dos índios Catuxy, Jurimauas, Passés, Irijus, Jumas, Purus, Solimões, Uaiupis, Uamanis e Uaupés. Em 1759 a aldeia é elevada a lugar com o nome de Alvelos. Em 2 de dezembro de 1874 foi elevada a vila ,em 2 de agosto de 1932 a Vila de Coari é elevada a categoria de cidade, pelo prefeito: Alexandre Montoril.

A cidade conhecida pela produção de banana, hoje se destaca por produzir petróleo e gás natural, que ocorre em uma região denominada de Urucu. A produção de petróleo gira em torno de 53.500 bb/d (2007) e de gás natural chega a 10 milhões de m³/d. Outro fato importante é que está sendo construído um gasoduto que ligará sua província produtora ao mercado consumidor localizado em Manaus/AM. Serão 450 km de distância da sede da cidade à Manaus que estão sendo construídos, somando aos 278 km de um gasoduto, já existente, que interliga os campos produtores à cidade de Coari/AM. 

POPULAÇÃO

População Total: 67.055 habitantes (67% urbana; 33% rural; 52,07% mulherese e 47,93% homens). Conforme contagem feita pelo IBGE em 2007 - e publicado no Diário Oficial da União de 29 de agosto de 2008;
Densidade Demográfica: 2,69 habitantes por km²;
Mortalidade Infantil até cinco anos de Idade: 22,26 a cada mil crianças;
Taxa de Fecundidade: 6,74 filhos por mulher;
Taxa de Alfabetização: 88,63%;
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,703;
IDH-M Renda: 0,846;
IDH-M Longevidade: 0,776;
IDH-M Educação: 0,946;

RANKING

A população de Coari é de 67.055 habitantes o que a coloca na posição de quinta maior cidade do Amazonas, perdendo somente para Manaus, Parintins, Itacoatiara e Manacapuru.

2 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Meu caro,

    Nao concordo com alguns dados:

    -Coari é mais rica que Boa Vista?

    -A populacao de Coari é maior que a de tefe??

    ResponderExcluir
  2. Estas informações foram retiradas do site do IBGE, que tem informações sobre o histórico dos municípios recenseados.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato