CASO AMAZONINO: A JUIZA TÁ NA MIRA. A MONTANHA OU MAOMÉ?

Em Destaque
Por -
0
TRE-AM estuda afastar juíza presidente do pleito 

Euzivaldo Queiroz
Equipe que compõe a assessoria jurídica do prefeito eleito Amazonino Mendes acompanhou ontem a sessão do Pleno do TRE e a discussão sobre a saída de juíza



André Alves
Da equipe de A CRÍTICA
  
  A defesa do prefeito eleito Amazonino Mendes (PTB) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o afastamento da juíza presidente do pleito, Maria Eunice Torres, que cassou seu registro de candidatura. A alegação é de que Eunice vem cerceando o direito de defesa do prefeito eleito e que não acolheu decisão da desembargadora Maria das Graças Figueiredo, que determinou a suspensão da cassação até que a defesa de Amazonino fosse analisada. 
  
  O pedido foi recebido ontem de manhã pelo presidente do TRE, desembargador Ari Moutinho, durante sessão do Pleno. Moutinho repassou cópias do pedido para a corregedora do TRE, Maria das Graças Figueiredo, e para o juiz federal e membro da Corte, Agliberto Gomes, relator do processo de cassação do registro de Amazonino em 2ª instância. Caberá a Graça Figueiredo avaliar o afastamento da juíza eleitoral.
  
  Ao Pleno do TRE a defesa de Amazonino Mendes alega que só soube da manutenção da cassação do prefeito eleito por meio da imprensa, na quinta-feira. Os advogados de Amazonino também dizem que após a divulgação do fato nos jornais locais, foram ao Cartório da 58ª Zona Eleitoral em busca de cópia da decisão, mas, o chefe do setor, Joel da Silva Pires, teria informado que a decisão não estava no departamento. 
  
  O desembargador Ari Moutinho informou que a pedido dos advogados de Amazonino determinou a Joel Silva, ainda na quinta-feira, que um certificado fosse redigido dando conta de que a decisão da juíza Maria Eunice não constava no cartório. A Certidão foi expedida às 16h16 do mesmo dia. Às 19h de quinta-feira, porém, uma nova Certidão, desta vez retificadora, foi expedida, informando que a decisão de Maria Eunice, de manter o registro de Amazonino cassado, estava, sim, no Cartório da 58ª Zona Eleitoral. 
  
  A expedição do novo documento revoltou o presidente do TRE e a corregedora da Corte. Por sugestão de Moutinho, e decisão unânime do Pleno, um inquérito administrativo foi aberto para investigar quais das duas Certidões expedidas é verdadeira. O chefe do cartório, Joel Silva, foi afastado das funções. “Isso é inconcebível num processo extremamente sério que nós estamos vivendo. Nós não vamos tolerar certidões desonestas nesta Corte de Justiça”, disse Ari Moutinho. 
  
  O juiz federal Agliberto Gomes acompanhou o raciocínio. “Toda essa história está muito complicada. As duas certidões geram indício de que alguma coisa não foi contada de forma correta”, afirmou. “Isso gera insegurança jurídica porque a parte vai ao Cartório e dizem que o processo não está lá. E como ficam as questões dos prazos?”, questionou Graça Figueiredo. 

-----------------------------------  FALANDO NISSO ----------------------------------------------------------------------
Do Blog do Holanda

A juiza presidente do pleito 2008, Maria Eunice Torres, apresentou hoje um pedido de afastamento provisório, no dia 17, data da posse dos candidatos eleitos, Ela justificou o pedido em razáo de uma enfermidade do marido. Como o "afastamento"ocorreria apenas durante a posse, os desembargadores estranharam o pedido e sugeriram que ela se afaste agora e seja indicado um substituto. 

Na verdade, Maria Eunice apenas pede dispensa para não comparecer a posse em razão de ccompromisso familiar. mas ela é a presidente do pleito e o entendimento é que deveria se fazer presente. Por isso cresceu hoje o coro para que seja substituida já na segunda-feira. 

A sessão do Pleno nesta sexta-feira encerrou sem uma definicão, mas já há consenso de que o afastamento da juiza deve ocorrer logo e de frorma definitiva.

Há um declarado incômodo com as decisões de Maria Eunice Torres, acusada pelos advogados do prefeito eleito, Amazonino Mendes, de ser parcial nas suas decisões.  

--------------------------------------------------   AINDA FALANDO NISSO ----------------------------------------------

Além da acusação do prefeito eleito, Amazonino Mendes, de que está sendo parcial, a juíza Maria Eunice Torres pode ser alvo de processo administrativo. A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral recebeu hoje um pedido formal para adotar medidas disciplinares contra a juiza. 
-----------------------------------------------------------------------
Vamos ver, dia 17 de Dezembro está chegando, e aí? Amazonino vai ser diplomado ou não?

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)