Sem título

07/12/2008 - 12h37

Quem ficou na malha fina pode retificar IR e agilizar restituição


A Receita libera amanhã, a partir das 9h, a consulta ao sétimo lote de restituições do Imposto de Renda deste ano. Os contribuintes que não estiverem nele -e em nenhum dos anteriores- tiveram as declarações retidas pela malha fina.

Pela legislação, a Receita tem até cinco anos para processar a declaração deste ano e devolver o dinheiro ao contribuinte. Esse prazo começa a ser contado no dia 1º de janeiro de 2009.

Se tiver a declaração retida pela malha, o contribuinte pode tomar a dianteira em vez de ficar esperando a Receita convocá-lo para esclarecimentos.

O primeiro passo é saber o motivo que levou a declaração para a malha. Para isso, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br e clicar em "IRPF - Consulta declarações entregues e restituição". É preciso ter os números do CPF e do recibo da declaração.

Ao entrar em "IRPF - Extrato Simplificado do Processamento", o contribuinte saberá o motivo que levou a declaração para a malha. Na maioria dos casos, a retificação da declaração resolve o problema.

Se a retificação resolver o problema, o contribuinte receberá a restituição em pouco tempo, nos lotes residuais que serão liberados a partir de 15 de janeiro de 2009. Se houver algum problema mais grave, não informado pelo site, o contribuinte terá de aguardar uma notificação da Receita para prestar esclarecimentos.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato