ZONA FRANCA : INCENTIVOS ATÉ 2033

Em Destaque
Por -
0
Aprovada a  proposta de reforma tributário o Amazonas não tem do que reclamar, além de garantir a competitividade do Estado com relação a outros mercados nacionais e estrangeiros, o texto aprovado também prorroga até 2033 a vigência dos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Na prática isso quer dizer 2% será a alíquota do novo ICMS que vai incidir nas operações interestaduais. Vale lembrar que o novo ICMS será cobrado no destino da mercadoria, o pagamento do ICMS que incidir na importação de insumos poderá ser feito no momento da venda interestadual do produto acabado. Determina ainda que a lei do Imposto sobre Valor Adicionado Federal (IVA-F) deverá absorver gradualmente os atuais níveis de incentivos concedidos por meio do PIS/Cofins e pelo Estado do Amazonas no ICMS, a fim de manter as vantagens comparativas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), na medida que o imposto vai deixando de ser cobrado na origem para o destino. Como isso vai acontecer na prática? Regulamentações posteriores vão detalhar.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)