DO INCONFORMISMO A AÇÃO

Reclamar é uma tendência forte do ser humano. Quando há chuva reclamamos da falta de sol, quando há sol e o calor escaldante cozinha os miolos reclamamos da falta de chuva. Algumas pessoas potencializam mais seu poder de reclamação, e a mira da sua retina acerta apenas defeitos. Tá tudo bom e nada presta. Algo que é mais que senso crítico, é pessimismo. 

Quando os hebreus viviam no Egito, debaixo do jugo impiedoso de Faraó, reclamavam. Quando foram tirados da escravidão e se depararam com o mar, reclamaram. Após atravessar o mar e se depararem com a dificuldade de água, reclamaram. Após solucionado o problema da água e terem o privilégio de comerem o maná (pão dos céus), o hábito de comer diariamente este alimento fez com que reclamassem, chamando aquilo que havia saciado a fome deles durante anos de "pão tão vil". Longe de ser senso crítico, era murmuração.

Admiro quem tem senso crítico, quem tem uma visão que consegue detectar os problemas e dificuldades inerentes de situações e fatos, mas chegar aí é fácil, qualquer um poder fazer. É como o torcedor que fica em frente da tv, excomungando o seu time e dando lição de treinador, mas coloque ele nas quatro linhas: o desastre é total.

O ideal não é criticar apenas. Falar mal por falar mal, o ideal é apontar soluções e mostrar o que você está fazendo para mudar o quadro difícil que encontra pela frente. Assim sairemos do inconformismo e vamos partir para a ação, construindo uma sociedade onde os problemas sejam debatidos e resolvidos em conjunto, criando a verdadeira cidadania.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato