PADRES PODEM E DEVEM SER CASADOS?

O tema volta à mídia e volta à discussão. Eu, até agora não entendo porquer padres não podem casar, construir uma família, ter filhos. Será que problemas econômicos estão envolvidos na polêmica de casamento de padres, ou é apenas uma questão de ordem interna da igreja, sem implicação doutrinária. A globo lenvantou o tema, confira abaixo:

Padres casados querem voltar à Igreja, sem abrir mão da família

Estima-se que pelo menos sete mil padres deixaram o altar.
Conflito com o celibato é um dos grandes desafios do sacerdócio.

Do G1, com informações do Fantástico

Tamanho da letra

 

A Igreja Católica tem no Brasil aproximadamente 18 mil padres, mas o número já foi maior. Estima-se que pelo menos sete mil padres deixaram o altar para assumir o casamento.

 

Visite o site do Fantástico


Nos últimos anos, muitos resolveram assumir o relacionamento que mantinham secretamente, se casaram e por isso foram obrigados a abandonar a batina. 

Expulsos da igreja, hoje 2 mil fazem parte do movimento nacional dos padres casados. Muitos deles hoje querem ser aceitos de volta na Igreja Católica, sem abrir mão da família. 

"Eu não vou dependurar a batina não. Eu vou continuar trabalhando humildemente", afirmou o padre Osiel, 62 anos, casado, cinco filhas, cuja principal bandeira é o celibato opcional. Esta semana ele foi afastado oficialmente das atividades religiosas pelo arcebispo de Goiânia.

 

"Ele não pode exercer o ministério. Mas ele será padre para sempre", diz o arcebispo de Goiânia, d. Washington Cruz, sobre o episódio. 

História

O conflito com o celibato na Igreja Católica é um dos grandes desafios do sacerdócio. Perturba os padres há séculos e é um problema para o Vaticano. Mas nem sempre foi assim. O celibato só se tornou obrigatório no século 16.

 

"Penso eu que a igreja não tende a modificar isso, tanto é que o Código do Direito Canônico foi promulgado em 1983 e continua com esta prescrição: o celibato para o sacerdote",  diz D. Ancelmo Chagas de Paiva, doutor em direito canônico.

 

"O celibato não tem nada a ver com o dogma. É uma opção política e jurídica da igreja. O Papa pode, quando quiser, se quiser, dizer: acabou o celibato", diz o coordenador do movimento dos padres casados, padre João Tavares.

 

Com duas filhas e uma neta, o padre português João Tavares, que chegou ao Maranhão 40 anos atrás, largou a batina em 1979 para se casar. Nos últimos anos organiza reuniões com outros padres casados. 

Na periferia de São Luís, no Maranhão, o padre Caetano, celibatário por 18 anos e casado há quatro, ingressou na igreja vétero católica, uma dissidência da igreja romana, para poder continuar celebrando ritos religiosos. No lugar, nós encontramos um grupo de padres casados.

 

"Eu passei a sentir necessidade, vontade de constituir uma família, então, para não haver escândalo, problema, escandalizar, eu disse: prefiro sair", conta o padre Ronaldo Farias.

 

"Eu tenho um processo no Tribunal Rota-Romano, eu poderia tranquilamente voltar para exercer minhas funções como padre casado", diz o padre José Caetano Souza.


"O celibato é uma questão disciplinar dentro da igreja. E como tal, essa questão pode ser mudada. Eu não diria em que momento vai ser mudada. Acho que é imprevisível", afirma o arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário.

 

Para chegar a uma cerimônia de ordenação, um seminarista precisa se dedicar muito. Quando termina o equivalente ao Ensino Médio, ainda precisa estudar filosofia e teologia, e aí, sim, está pronto para se tornar um padre da Igreja Católica Apostólica Romana. E é nesse momento que ele faz os votos mais cruciais da sua vida: pobreza, obediência e castidade.

 

Diferenças

A Igreja Católica sob o comando do Papa tem duas grandes divisões em seus ritos: o latino, adotado na Europa, África e nas Américas, e o oriental. As igrejas do rito oriental, embora subordinadas ao Vaticano, aceitam padres casados, desde que o casamento tenha ocorrido antes da ordenação. 

"No nosso caso, que somos da igreja latina, sempre se achou que havia uma adequação muito boa entre celibato e ministério sacerdotal. Mas pode ter um momento que isto mude também", diz D. José Belisário, arcebispo de São Luís.

  

 

A favor

"Ninguém está imune ao amor. O amor pode chegar na vida de uma pessoa depois de uma escolha definitiva", diz o mineiro Fábio de Melo, 37 anos, que é padre, professor, cantor e compositor. Já gravou 11 CDs e é considerado um popstar. Apesar do sucesso e da tentação do assédio, ele é a favor do celibato obrigatório. 

"O celibato está a favor do meu sacerdócio, porque ele me ajuda a ser mais livre. Ele me ajuda ter mais tempo para a minha missão", diz.

"Como é que eu lido com o assédio? Tratando com respeito, pedindo esse respeito e ao mesmo tempo deletando o que precisa ser deletado", explica.

O celibato ainda vai alimentar muitas polêmicas. O Vaticano não demonstra disposição para rever essa questão tão cedo.  

1 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Ummmmmm que pena esse lindo evento em coari e não estava aiiiiiiiiii bom que vcs receberam esta benção, eu moro em Sao Paulo agora mais tudo bem, fico feliz por vcs, Jorge luiz.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato