MAJOR DENILDO BRILHANTE CONCEDE ENTREVISTA AO BLOG

Em Destaque
Por -
0

Em entrevista concedida ao Blog "Em Destaque", o major Denildo Brilhante, comandante da décima companhia independe da polícia militar, sediada em Coari, fala sobre segurança, baixo efetivo de policiais e operações que estão em andamento.

 

EM DESTAQUE - Comandante, o Sr. pode avaliar a segurança no município de Coari de que forma?

DENILDO BRILHANTE - A polícia militar trabalha em cima de índices de avaliação técnica. Nós temos as metas do comando geral que cobra toda a semana a nossa produtividade, estes números servem para alimentar a Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas. Todos os dias, nós fazemos uma ligação telefônica para informar se houve alguma ocorrência de grande vulto ou se houve homicídio, por que os índices da segurança pública não são avaliados apenas pelas ocorrências de pequenos vultos, mas como também homicídios, acidentes de trânsito, assaltos, seqüestros, etc. Aqui em Coari, nós temos um policiamento que está sendo direcionado para os horários de maior movimento em nossa cidade; nós sabemos que do dia 20 a0 dia 10 nós temos inúmeros pagamentos de programas sociais federal, estadual e municipal aqui na nossa região, assim como também o pagamento do funcionário público, com isso nós direcionamos o policiamento para área comercial, nos bancos, no porto onde nós temos um grande fluxo de embarcações.

 

EM DESTAQUE - O Senhor fez um apelo ao comando da polícia para que aumentasse o efetivo policial em Coari. Sua solicitação foi atendida?

MAJOR DENILDO - Estou em Coari com 20 meses de comando, ao longo deste tempo nós tivemos uma redução significativa de efetivo, a nossa tropa está trabalhando no limite quantitativo. Nossos policiais estão bastante estressados... Nós temos casos de policiais que já estão com um alto índice de alcoolismo, outros estão fazendo acompanhamento psicológico no núcleo de psicologia na capital, assim como nós temos policiais que estão com problemas familiares... Eu observei que isto é conseqüência da carga excessiva de trabalho. Com isso, o comando da polícia militar através do coronel Iltomar Regis, que há um mês atrás era comandante do policiamento do interior coordenando a polícia militar em todos os municípios do interior, e hoje ele é o subcomandante da polícia militar e sensibilizado com o nosso clamor aqui de Coari, ele determinou que se deslocasse para este município 15 homens da força especial para contribuir com a segurança de Coari. Estes policias estão sob o comando da capital ganhando diárias para trabalhar aqui no interior e já estão apresentando resultados com operações na área ribeirinha, operações de trânsito, nas casas noturnas, bares e afins...

 

 

EM DESTAQUE - Quais os resultados destas operações?...

MAJOR DENILDO - Temos duas operações principais: a Operação Cerco e a de Bloqueio Viário que na área comercial é feito um bloqueio viário com duas viaturas.  São feitas abordagens e revistas a condutores de veículos. Outra operação é a Paz nos Municípios, oriunda da determinação direta do comandante Dan Câmara, é realizada nos finais de semana em todos os 62 municípios do Estado do Amazonas, com o objetivo de fiscalizar as casas noturnas, abordagem em locais que são supostas bocas de fumo. Os resultados maiores foram as recuperações nestes últimos 15 dias de 4 motocicletas que haviam sido roubadas, e este resultado é oriundo da presença mais efetiva da policia militar nas ruas.

 

EM DESTAQUE - E as casas noturnas de Coari, já que há muitas casas funcionando assim...

MAJOR DENILDO - Estamos trabalhando para impedir a freqüência de menores nestes locais: crianças e adolescentes, também evitando o porte de armas brancas por adultos. Chega a policia militar via 190 denúncias de pessoas no interior destas casas noturnas portando arma branca, é onde a polícia nesta operação que vai das 22 horas até as 4 horas da manhã realiza abordagem a todos nas casas noturnas. 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)