MAIS REPRESENTANTES PARA O AMAZONAS?

 
Bancada quer mais cadeiras 

 
O coordenador da bancada amazonense do Congresso Nacional, deputado federal Átila Lins (PMDB), vai reunir na próxima quarta-feira os deputados e senadores do Amazonas para discutir o aumento do número de vagas do Estado na Câmara dos Deputados e definir as providências que o grupo irá adotar sobre o  assunto. 
  
O tema foi levantado na última quarta-feira pelo irmão de Átila, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado (ALE), deputado estadual Belarmino Lins (PMDB). Ele apresentou Proposta de Decreto Legislativo (PDL) da Mesa Diretora para aumentar de 24 para 30 o número de cadeiras na Casa para 2010. Na ocasião, Belarmino afirmou que a Casa vai  acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que  intervenha na redistribuição de vagas na Câmara dos Deputados.
  
Provocação à Justiça

“Eu acho louvável a iniciativa da Assembléia Legislativa. Não sei se vai encontrar ressonância nos meios jurídicos, mas pelo menos uma coisa tem que se exaltar: a provocação é para que a Justiça decida a situação de uma vez por todas. Vou convidar a todos (bancada) para tirar da reunião uma nota sobre como encaminhar essa questão”, disse o coordenador.
  
Átila disse que solicitará de Belarmino cópia da proposta de Decreto-Lei, e se abastecerá de mais informações para começar a atuar em Brasília. Disse que não começou a fazer algo antes porque estava de vigília na comissão da reforma tributária para que a Zona Franca de Manaus (ZFM) não ficasse sem a prorrogação até 2033.
  
De acordo com o peemedebista, o Congresso não avança nessa questão porque alguns Estados perderiam cadeiras na Câmara Federal. Citou como exemplo de Goiás que tinha 17 assentos e continuou com a mesma representação, quando dividiu seu território com Tocantins.  “Como sou um crítico contumaz do Congresso, que deixa vácuos para o Supremo legislar, fico animadíssimo que o Supremo venha a legislar sobre isso”, afirmou Átila.
  
A deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB), ex-coordenadora da bancada amazonense no Congresso, avaliou a necessidade de aumentar a representação do Estado como uma questão política que tem regras claramente estabelecida. “Acontece é que a Constituição foi aprovada há 20, e o País mudou muito de 20 anos para cá, e não foi feito nenhuma revisão”, comentou a deputada.
  
A deputada comunista avaliou que é necessário corrigir a sub-representação do Amazonas. E para isso, observou que a bancada deve fazer uma mobilização política e estabelecer estratégias, como a de buscar outras bancadas com situação parecida. “Com isso, somar forças e fazer pressão no Congresso e no Poder Judiciário”, sustentou. 

Emerson Quaresma
Especial para A CRÍTICA

......



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato