DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS SÓ DIA 18 DE DEZEMBRO

A proclamação do  resultado das  eleições  municipais nos 62 municípios do Amazonas foi adiada devido ao número de processos  acumulados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). 

O ato deveria ocorrer ontem, de acordo com o calendário oficial da Justiça Eleitoral, mas  o assessor  da presidência do TRE, Rui Melo, informou que a data está sujeita a alterações devido a pendências de processos eleitorais. Ainda não há data para a p roclamação. 

A juíza do pleito em Manaus, Maria Eunice Torres do Nascimento, confirmou  a informação de Melo e culpou o número de audiências dos envolvidos nos  processos pendentes pelo adiamento. A proclamação é um ato formal que ocorre após o período reservado para que os partidos apresentem, se houver, reclamações referentes aos resultados das eleições. 

Rui Melo explicou  que os eleitos que estão com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) serão proclamados eleitos e diplomados normalmente. "Mesmo não havendo conclusão dos processos no TRE, eles podem ser diplomados", disse. 

Após essa etapa, o TRE-AM fará, no dia 18 de dezembro, a diplomação dos  novos vereadores e prefeitos, que receberão o certificado de que foram eleitos por voto direto da população. A diplomação é o último ato de competência da Justiça Eleitoral, que faz a passagem de jurisdição dos eleitos  para Justiça comum. Em Manaus, a cerimônia contará com a presença do presidente do TRE, Ari Moutinho, do procurador regional eleitoral, André Lasmar, e da juíza do pleito, Maria Eunice Torres do Nascimento. O certificado habilita o novo agente político para a posse, em 1º de janeiro.

FONTE: DIÁRIO DO AMAZONAS

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato