COARI: GUERRA DO ICMS, O MUNICÍPIO NÃO VAI DESISTIR

Em Destaque
Por -
0
Segue tudo explicadinho:

O município de Coari não vai abrir mão da cota do ICMS que considera ser sua por direito conferido pela Lei Complementar nº 63/1990, assinada pelo então presidente José Sarney. A afirmação é dos dois advogados do município, Francisco Balieiro e José Alberto Simonetti, que ontem conversaram com o EM TEMPO argumentando que há respaldo legal para que o município recolha 5% a mais de ICMS do que recolhia em 2004, ou seja, que o percentual do rateio seja hoje de 7%..

“Vamos deixar claro que, embora o STJ tenha decidido devolver o processo para Manaus, a decisão do TJAM continua valendo”, esclareceu. Traduzindo, segundo Balieiro, Manaus ganhou no STJ apenas o direito de apresentar seus argumentos ao Tribunal de Justiça do Amazonas. A capital deve se defender para tentar reverter a liminar do então juiz Francisco Auzier concedida em 2005, aumentando o repasse do ICMS de 2% e 7%. “Manaus se defende, mas isso não invalida a liminar concedida. Ela continua em vigor e Coari vai continuar recolhendo 7% sobre o ICMS”, afirmou Balieiro, destacando que “Manaus não pode, não deve e nem vai ficar com aquilo que é de Coari”.

Segundo o advogado de Coari, Manaus já fez entre oito e 10 tentativas de derrubar a liminar do TJAM, mas não conseguiu. Houve tentativas na Vara da Fazenda Pública, no Supremo Tribunal Federal (STF) e até no Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Coari vai deixar as coisas como estão”, reforçou Balieiro.

Com isso, Manaus continua perdendo entre R$ 3,5 milhões a R$ 5 milhões ao mês de impostos que poderiam ser recolhidos para a capital.

O advogado José Alberto Simonetti, integrante da equipe de advogados de Coari, acrescentou que assim que o acórdão (decisão do pleno) for publicado, os advogados irão analisar e depois decidir se será necessário adotar outros caminhos. “Uma coisa é certa, a Prefeitura de Coari vai recorrer, não vai desistir e ingressará com novas ações. O município vai tomar todas as medidas cabíveis para resguardar o seu patrimônio”, assegurou.

Fonte: Em Tempo.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)