Astronautas vão tomar urina reciclada

Em Destaque
Por -
0
VALE A PENA MESMO IR AO ESPAÇO?

POSTADO ÀS 14:39 EM 16 DE NOVEMBRO DE 2008

Sistema de recuperação de água que permitirá aos tripulantes da estação beber o próprio xixi
Do UOL LUPA Ampliar

Deu no NEW YORK TIMES

Qual é o sabor de urina e suor destilados?

Nada ruim, na verdade.

O ônibus espacial Endeavour segue agora numa missão de 15 dias à ISS (Estação Espacial Internacional). Astronautas prosseguirão nesse período com a construção da estação, instalando melhorias que vão permitir dobrar sua tripulação permanente de três para seis pessoas no ano que vem. A geringonça que está chamando mais atenção no trabalho é o "sistema de recuperação de água", que vai reciclar urina, gotículas de suor, água usada e outras formas de umidade. Tudo será destilado e mandado de volta para a torneira.

Com custo estimado de US$ 250 milhões, o sistema vai reciclar até 93% da água usada na ISS. O custo de transportar água e suprimentos para o espaço, porém, é tão alto que a Nasa espera ter o retorno do investimento em dois anos. Sistemas similares seriam essenciais para manter bases em postos distantes, como Marte.

Os astronautas não têm reclamações. Segundo Sandra Magnus, uma das primeiras que beberão a água reciclada na ISS, basta pensar que a água que ingerimos na Terra é filtrada indefinidamente nos organismos e evaporada, voltando na chuva. "Bebemos água reciclada todo dia, numa escala de tempo um pouco maior", diz.

O sistema foi desenvolvido pelo Centro Marshall de Vôos Espaciais, e Robert Bagdigian, líder do projeto, entregou algumas amostras da água à imprensa. O líquido foi produzido em 2005, numa câmara de testes na em que funcionários do Marshall usavam um toalete ("para fazer a "doação", digamos") e se exercitavam para liberar suor e umidade no ar.

Os líquidos foram processados com o mesmo tipo de equipamento que está sendo levado agora no ônibus espacial, e depois tratados com iodo para matar germes e estender o prazo de validade. A água da ISS terá o iodo removido na torneira.

O programa espacial fez testes de paladar para comparar a água reciclada com a água de torneira tratada no mesmo processo e com água de torneira não filtrada. Os voluntários davam notas a cada amostra, sem saber qual estavam bebendo. "Não conseguimos ver nenhuma diferença estatística entre as águas", diz Bagdigian.

Mas, então, qual é mesmo o gosto? Este intrépido repórter abriu uma das garrafas com o rótulo "Água Reciclada Purificada". O texto intimidava um pouco: "Usamos só ingredientes de primeira! Urina, transpiração, vapor de comida, água de banho, fezes animais simuladas e um toque de iodo. Sem adição de calorias ou carboidratos."

Rufaram os tambores, e tomei um gole. A não ser por um ligeiro traço de iodo, tinha gosto de... água. Já bebi águas de torneira muito piores. Não acho que o novo produto fará frente à água mineral Poland Springs, mas ele já tem o mérito de ser a água engarrafada mais cara do planeta -e de fora dele.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)